quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Sustentabilidade e empreendedorismo é tema de evento no CEEP em Gestão e Meio Ambiente

Sustentabilidade e empreendedorismo: uma perspectiva intervencionista será tema da 1º Semana de Gestão, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, promovida pelos estudantes dos cursos técnicos em Administração, Contabilidade, Logística, Meio Ambiente, Recursos Humanos e Vendas, do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente (CEEP), em Brumado. O evento será iniciado amanhã (dia 05/12), a partir das 17h30, e encerrado no sábado (dia 07/12), às 17h.


Como diz o tema, a ideia é relacionar o conceito de sustentabilidade e empreendedorismo, incentivando a comunidade a gerar fonte de renda e ao mesmo tempo promover ações de cuidado e proteção ambiental. Para isso, os estudantes do curso técnico em Recursos Humanos irão ministrar a oficina de Patchwork, com objetivo de ensinar à comunidade como é possível transformar resíduos sólidos, a exemplo de restos de tecidos, papel de jornal, caixas de calçados em artigos de vestuário e decoração.  

“A comunidade doou, por exemplo, restos de tecidos para que pudessem confeccionar panos de copa, panos de prato, customizar camisetas, mostrando que é possível gerar renda com materiais que seriam lançados no meio ambiente, causando desequilíbrio ecológico”, explicou Grace Kelly Santana de Andrade, professora de Química e coordenadora pedagógica dos cursos técnicos em Contabilidade e Meio Ambiente.

Na oficina de Cupcake, os estudantes do curso técnico em Vendas, além de ensinar técnicas da panificação, irão dar dicas sobre plano de negócios. Também haverá uma oficina sobre reanimação em casos de parada cardíaca, do curso técnico em Segurança do Trabalho, ministrada por um profissional do município.

A professora ainda explica que a 1º Semana está alinhada com a matriz curricular dos cursos, que tem a perspectiva de orientar os estudantes a terem uma postura de cuidado e proteção dos recursos naturais no exercício profissional, seja nos campos ou nas cidades, e a serem capazes de inovar, a ter visão de futuro, para que possam gerenciar seu próprio negócio. “É um evento fundamental para formação dos nossos estudantes, pois possibilita o amadurecimento e ampliação da percepção no seu  campo de trabalho, utilizando da criatividade, para propor soluções diante de dificuldades que surgem no decorrer da vida. Também evidencia a formação que recebem, voltada para serem profissionais conscientes diante da necessidade de conservar e preservar o ambiente em que vivem.”

Consta na programação, que no decorrer do evento, serão realizadas palestras, ministradas por profissionais do município, a exemplo de: qualificação profissional, em que será ressaltada a importância dos jovens e trabalhadores para serem preparados para atender as demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental de seus locais de origem; proteção ambiental, para discutir sobre a necessidade de ser realizada a revitalização do Rio do Antônio; cibercultura, enfatizando qual a relação entre as redes sociais e o mundo do trabalho.

Os estudantes dos cursos técnicos também irão ministrar palestras. A turma do curso técnico em Administração falará sobre a segurança no trânsito e prevenção de acidentes. A importância da logística em evento de grandes portes, com destaque para a Copa do Mundo, é tema da apresentação dos futuros técnicos em Logística. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário