quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Workshop sobre Sustentabilidade é realizado no CETEP Litoral Sul II

 Sustentabilidade, leitura e cidadania: entrelaçando conhecimentos. Este é o tema do II Workshop, promovido pelo Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul II (CETEP), em Itabuna. O evento está sendo realizado até amanhã (dia 13/12), às 17h, no próprio Centro.


O II Workshop objetiva levar à comunidade estudantil e o público externo a reflexão sobre a importância de realizar ações voltadas à preservação e conservação ambiental, para o benefício destas e das futuras gerações.

Na Educação Profissional da Bahia, os estudantes são preparados para atuar de maneira sustentável no mundo do trabalho, ao participar e realizar práticas sustentáveis que estimulem o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado. “O foco é mostrar que nossos estudantes não são formados somente para exercer a técnica, esta formação é ampla. É importante que eles saiam dos livros, exercitem a prática, promovam a cidadania”, disse a professora Denise Almeida, vice-diretora pedagógica.

A abertura do II Workshop será realizada na noite desta terça-feira (dia 12/12), às 19h, com o Seminário “Logística reversa, um caminho para a sustentabilidade”, organizado pelos estudantes do curso técnico em Administração e que contará com relato de experiências de um profissional da área.

Amanhã (dia 13/12), das 9h às 17h, o Centro continuará aberto ao público.  Usando a criatividade e a inovação, os estudantes do curso técnico em Comunicação Visual fizeram a sinalização do evento com materiais recicláveis, a exemplo de pneus, restos de cerâmicas, retalhos de tecidos, entre outros. O público também poderá contemplar o trabalho destes estudantes visitando a exposição fotográfica “Sustentabilidade”.

Pratos da culinária alternativa serão demonstrados pelos estudantes do curso técnico em Comércio no estande intitulado de “Restaurante Sustentável Sabor Alternativo”. É uma oportunidade para publico provar iguarias da alimentação alternativa, como doces da casca da melancia, brigadeiro da casca de banana, moqueca de pão, entre outras. “Estamos na maior expectativa para ensinar estas guloseimas aos visitantes, para que eles possam fazer estas receitas em casa e se conscientizem que restos de alimentos também podem ser reaproveitados, afinal pequenas atitudes fazem diferenças”, explicou Ariel Dias,16, curso técnico em Comércio.

Os estudantes do curso técnico em Comércio também realizarão o brechó Sustentabilidade. Eles arrecadaram roupas, calçados e bijuterias junto à comunidade, que serão comercializados com objetivo de arrecadar recursos que serão doados para uma instituição de caridade do município. A turma também irá ministrar oficina sobre o uso de resíduos sólidos a exemplo do óleo de cozinha, para confeccionar sabão, e de sobras de papel, para produzir bijuterias.

A casa sustentável construída utilizando materiais reaproveitados como garrafas pet, cordas e madeiras, é uma das grandes expectativas do evento, e foi desenvolvida pelos estudantes do curso técnico em Desenho da Construção Civil. Além de exibir o experimento, os estudantes irão ensinar como confeccioná-la.  A comunidade também poderá apreciar o mosaico constituído com restos de cerâmica obtidos em entulhos de construção que foram aplicados nos bancos da área externa do Centro. “A proposta é mostrar que o que considerado lixo pode ter outro sentido, nesse caso, o mosaico embelezou os bancos da escola. Esta também é uma forma de fazer arte e economizar”, disse a professora Denise Almeida, vice-diretora pedagógica.

As técnicas para confeccionar brinquedos de montar, feitos a base de papelão, cartolina, garrafas pets, CDs e isopor serão ensinadas pelos estudantes do curso técnico em Administração na oficina “Fabricação de brinquedos – uma proposta sustentável”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário