sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

CETEP Portal do Sertão promove 2º Café Filosófico

Os estudantes dos cursos técnicos em Informática e Edificações do Centro Territorial de Educação Profissional do Portal do Sertão (CETEP), em Feira de Santana, terão a oportunidade de participar da 2 ª edição do Café Filosófico que este ano traz como tema “O Trabalho e a Banalidade do Mal”. O evento será realizado neste sábado (dia 18/01), das 7h45 às 11h30.
Para discutir o tema central do evento, os estudantes irão assistir o filme Hannah Arendt, obra baseada no livro “Eichmann em Jerusalém - Um Relato sobre a Banalidade do Mal", de autoria da cientista política e filosofa judia Hannah Arendt. A discussão contará com a participação de um professor de filosofia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Jorge Luiz Nery de Santana.

O filme traz a reflexão de como o mal é banal dentro da sociedade, contando a história de Adolf Eichmann, um servidor público que no período do nazismo participou do holocausto humano alegando cumprir normas e regras no seu campo do trabalho, por ser incapaz de mensurar as conseqüências éticas.

Aletuza Gomes, professora da disciplina de Filosofia, explica que a ideia do evento é trabalhar múltiplas linguagens como instrumento pedagógico na tentativa de despertar os estudantes para relações éticas no campo do trabalho. “Pedagogicamente, estaremos utilizando linguagens do cinema, da poesia e da música para discutir, filosoficamente, a temática trabalho e a banalidade do mal. Por meio destes artifícios, queremos levar os estudantes a refletirem que o trabalho não é somente um valor de lucro, mas também um valor de uso e que nos humaniza, que nos educa”, explicou.

A professora também comenta que as relações de trabalho são fundamentais para a promoção do bem dentro da sociedade. “Pensando nisso é fundamental para os estudantes da Educação Profissional exercitar a reflexão como atividade do trabalho, possibilitando a eles serem agentes de transformação da sua própria realidade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário