terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Governo do Estado forma novos técnicos de nível médio na Região Metropolitana de Salvador e interior

O último final de semana foi de comemoração em diferentes Centros Territoriais, Estaduais e unidades escolares que ofertam cursos técnicos de nível médio. Jovens e Trabalhadores foram formados pelo Governo do Estado e estão aptos para uma inserção cidadã no mundo do trabalho

No Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jiquiriça (CETEP), em Amargosa, foram formados 48 técnicos de nível médio em Agropecuária, Agroindústria, Análises Clínicas, Enfermagem e Zootecnia. A cerimônia de colação de grau foi na Câmara de Vereadores do município. 

Raimundo Sousa dos Santos, 47, é um dos formandos do curso técnico em Agropecuária, do CETEP do Vale do Jiquiriça. Mais de vinte anos afastado da escola, ele voltou aos estudos em busca de qualificação profissional. “Tenho uma pequena propriedade rural onde crio animais. Ao longo do curso, ampliei meus conhecimentos, aprendi muita coisa e hoje posso gerenciar melhor meu próprio negócio. Estou muito feliz e consciente da formação técnica que recebi para lidar com as exigências do setor de agropecuária, sendo meu próprio negócio ou não”, disse o formando.

Outro Centro de Educação Profissional que inseriu jovens no mundo do trabalho foi o CETEP do Piemonte do Paraguaçu II, em Mundo Novo. No próprio Centro, foi realizada a solenidade de formatura de 79 técnicos de nível médio em Informática, Comércio e Enfermagem

Em Rio Real, no Cine São Vicente, o Colégio Estadual Doutor José Carvalho Batista, realizou a formatura de 15 técnicos de nível médio em Agropecuária. Já em Conceição do Jacuípe, no auditório da própria unidade escolar, o Colégio Estadual de Conceição do Jacuípe, diplomou 41 novos técnicos de nível médio no curso técnico em Informática
Formanda Tainá

Tainá Dias Santana, 18, concluinte no curso técnico em Informática, pelo Colégio Estadual Conceição do Jacuípe, conta que já está trabalhando na área. “Ao concluir o estágio fui chamada para trabalhar lá. Lá faço suporte de internet, das máquinas quando necessário, além de realizar atendimento residencial quando os clientes estão com problemas de conexão. Estou muito feliz é meu primeiro emprego e o melhor, tenho minha carteira assinada”, conta a jovem que trabalha em uma empresa de provedor de internet do município.

Na Região Metropolitana de Salvador, o Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEP), em Lauro de Freitas, formou 30 técnicos em Manutenção e Suporte em Informática. A cerimônia foi realizada na Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia.

Formação integral -  Ao longo do curso, esses jovens e trabalhadores, receberam uma formação pautada no trabalho como princípio educativo e na intervenção social como princípio pedagógico. Isso significa que aprenderam a técnica e também o valor social da profissão e que estão preparados para uma inserção cidadã na vida social e no mundo do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário