terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Secretaria da Educação abre inscrições para mais de 10 mil vagas na Educação Profissional

Prosseguem até o dia 22 de janeiro, as inscrições para 10.610 vagas para 46 cursos técnicos na forma de articulação subsequente nos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, e respectivos anexos, na capital e no interior, referentes ao primeiro e segundo semestre de 2014.

As vagas são destinadas a estudantes que tenham concluído o Ensino Médio, de forma gratuita, seja em estabelecimentos de ensino da Rede Pública de Educação, no âmbito federal, estadual ou municipal ou,tenha comprovadamente, cursado o ensino médio em instituição filantrópica, ou em instituição privada na condição de bolsista integral, e querem voltar para a escola para fazer um curso técnico. As inscrições serão feitas, exclusivamente, no site da Secretaria da Educação: www.educacao.ba.gov.br e no Blog da Educação Profissional: www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com

Sorteio Eletrônico- 
As vagas serão distribuídas por sorteio eletrônico, uma forma democrática de acesso à Educação Profissional na Bahia, para garantir igualdade de oportunidade para todos. O sorteio será no dia 04 de fevereiro, às 15h, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), localizado na Rua das Muriçocas, s/n, Paralela, em Salvador. O sorteio, aberto para acompanhamento de estudantes, pais e mães, será transmitido por videoconferência e acompanhado por órgãos controladores do Estado, como o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, professores.

Como fazer a inscrição -  
Ao acessar a página de inscrição, o candidato deve informar o número do CPF e fazer apenas uma opção de curso, indicando qual o Centro Territorial ou o Centro Estadual de Educação Profissional que quer estudar. Também deve apontar o turno de sua preferência.

Oferta -
Em toda a Bahia, a oferta contempla 58 Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, e 08 anexos, localizados em 55 municípios dos 27 Territórios de Identidade.Esta é mais uma ação da política pública de Educação Profissional da Bahia que visa a formação e qualificação profissional de jovens e trabalhadores para que atendam e se beneficiem do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado.

Há vagas para 11 eixos tecnológicos que contemplam cursos técnicos de nível médio, a exemplo de: Análises Clínicas, Administração, Arte Dramática, Agroindústria, Agricultura, Biotecnologia, Contabilidade Cozinha, Documentação Musical, Design de Artefatos de Couro, Enfermagem, Edificações, Eletromecânica, Eletroeletrônica, Informática, Nutrição e Dietética, Química, Logística, Segurança do Trabalho, Gerência em Saúde, Guia de Turismo, Meio Ambiente, Petroquímica, Saúde Bucal.

Matrícula- A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico ocorrerá de 25 de fevereiro a 7 de março de 2014. Nesse período, deverão se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram, no turno para o qual pleiteou a vaga. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência e histórico escolar. Só serão aceitos Atestados de Conclusão de cursos para os alunos concluintes do ensino médio no ano letivo de 2013.

O início das aulas dos candidatos contemplados no primeiro semestre está programado para 10 de março de 2014, conforme calendário letivo da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Todos os candidatos inscritos serão sorteados e classificados. Mas só serão convocados para matrícula, os classificados de acordo com o número de vagas ofertadas para cada centro. Os candidatos contemplados no sorteio eletrônico para os cursos no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, ofertados pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, passarão por um teste de habilidade específica. O teste, de caráter eliminatório, será aplicado no próprio Centro durante o período de matrícula. Os estudantes já deverão se dirigir ao Centro com os documentos necessários, pois se aprovados no teste de habilidade específica efetivarão a matricula imediatamente após o teste.


Confira a Portaria de Nº 26/2014 do Sorteio Eletrônico 2014

Descrição dos cursos por Eixo Tecnológico 

Endereços dos Centros

Perguntas Frequentes

Documentos necessários para a matrícula

2 comentários:

  1. Bom dia!
    não estou encontrando a opção inscrição na pagina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hildete Murtha, boa tarde! Ao acessar a página http://www3.sec.ba.gov.br/sisec/sorteio/login.seam , você deverá selecionar o município e escolher o curso de sua preferência. Clique na opção "Inscreva-se",preencha os dados e salve sua inscrição.

      Excluir