quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Estado sorteia mais de 10 mil vagas para Educação Profissional

Há mais de vinte anos sem estudar, Patrícia Honorato, 45 anos, moradora do bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, está voltando este ano para a sala de aula em busca de qualificação profissional. Ela foi uma das contempladas na sétima edição do sorteio eletrônico dos cursos técnicos de nível médio para o preenchimento das 10.610 vagas ofertadas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, na forma de articulação subsequente. A oferta contemplou 58 Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, e 08 anexos, localizados em 55 municípios dos 27 Territórios de Identidade. O sorteio foi realizado ontem (dia 04/02), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.  Confira aqui o resultado.


Patrícia irá estudar o curso técnico em Eletromecânica, ofertado no Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana de Salvador (CETEP), em Camaçari, no turno matutino. “Este é o início de uma nova fase em minha vida. Sempre quis fazer um curso técnico em Eletromecânica, mas naquela época tracei outros objetivos. Estou muito feliz, realizada. É como se voltasse no tempo e pudesse fazer diferente. Voltar a estudar é enxergar outras possibilidades de crescimento profissional. Agradeço muito a minha família e a meu pai por ter sido minha inspiração para seguir esta área”, disse emocionada Patrícia, que é servidora pública do município de Lauro de Freitas.


 O sorteio contou com a presença de estudantes e familiares que estavam ansiosos à espera do resultado. “Minha noiva estava muito nervosa. Pediu para que viesse  assistir o sorteio e conferir o resultado. Ela nem vai acreditar quando souber que foi contemplada para cursar Contabilidade, curso que tanto almejava”, disse radiante Gilmar Bispo, noivo da jovem Larissa Nascimento, que irá estudar no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão, Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito, em Salvador.
                                                    
As irmãs Tatiane Neves do Amor Divino, 18, e Carina Neves do Amor Divino, 20, também foram contempladas. Elas irão estudar o curso técnico em Logística, no CEEP em Logística e Transporte Luiz Pinto de Carvalho, em Salvador. “Escolhemos fazer nossa inscrição para o curso técnico em Logística, pois sabemos da importância desta área para o desenvolvimento das empresas e da nossa região. Essa é uma grande oportunidade para nossas vidas. Não estou conseguindo acreditar que iremos estudar juntas”, narrou Tatiane.

O jovem Michel Santos de Jesus, 21, também assistiu ao sorteio e ficou surpreso e muito feliz com o resultado. “Poxa, concorri com tanta gente, nem tô acreditando. Foi muita sorte. Esta é a oportunidade de estudar mais e seguir a carreira que almejo ”, disse o estudante que irá cursar técnico em Manutenção e Suporte em Informática, no CEEP em Tecnologia, Informação e Comunicação, em Lauro de Freitas.

Nesta sétima edição, foram registradas 83.507 inscrições. Os candidatos são trabalhadores assim como Patrícia, e jovens como Larissa, Tatiane, Carina e Michel, que estão voltando à escola para fazer um curso técnico de nível médio, e obter qualificação profissional necessária para atender e se beneficiar das demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia.

O sorteio eletrônico também foi acompanhado por representantes do Conselho Estadual de Educação, da Procuradoria Geral do Estado, do Ministério Público e do Tribunal de Contas. Para eles, o sorteio permite o acesso democrático de jovens e trabalhadores para ingressarem em um curso técnico de qualidade. “O Ministério Público esta sempre ao lado da Secretaria da Educação nas suas ações e o sorteio eletrônico é uma delas. Entendemos que a educação é a base para o desenvolvimento do indivíduo e da cidadania. A Educação Profissional proporciona isso e, desta forma, consideramos que ela é o primeiro caminho para o acesso qualificado ao mercado de trabalho”, disse Maria Pilar Menezes, promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação do Ministério Público.

Para Maristela Barbosa Santos Cicerelli, procuradora do Estado, o número de inscritos demonstra o interesse da população pela qualificação profissional. “A cada ano, o Estado vem trabalhando para aumentar o número de vagas. E o interesse da população tanto na capital quanto no interior reforça a necessidade de trabalharmos mais para permitir o acesso de jovens e trabalhadores à Educação Profissional”, afirmou.

Esta também é a opinião de Marcos André Sampaio de Matos, representante do Tribunal de Contas do Estado da Bahia. “O sorteio eletrônico é uma forma democrática de seleção que atende uma demanda reprimida da população, em especial, os trabalhadores que buscam por qualificação”, disse.

O vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, Sérgio Guerra, falou sobre sua alegria de representar o Conselho Estadual de Educação num momento tão importante para a sociedade baiana. “Esta é a forma mais democrática de acesso à Educação Profissional. Nestes últimos anos, evoluímos do tradicional bilhetinho de indicação para uma ação democrática e transparente, com controle social”.

Saiba como fazer sua matrícula

A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico ocorrerá de 25 de fevereiro a 7 de março de 2014. Nesse período, deverão se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram, no turno para o qual pleiteou a vaga. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência e histórico escolar. 
                        
Só serão aceitos Atestados de Conclusão de curso para os alunos que concluíram o Ensino Médio no ano letivo de 2013. Para os que concluíram nos anos anteriores a 2013 é obrigatória a apresentação do histórico escolar. 

Todos os candidatos inscritos foram sorteados e classificados. Mas só serão convocados para matrícula, os classificados de acordo com o número de vagas ofertadas para cada centro.

Os candidatos contemplados no sorteio eletrônico para os cursos no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, ofertados pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, passarão por um teste de habilidade específica. O teste, de caráter eliminatório, será aplicado no próprio Centro durante o período de matrícula. Os estudantes já deverão se dirigir ao Centro com os documentos necessários, pois se aprovados no teste de habilidade específica efetivarão a matricula imediatamente após o teste.

6 comentários:

  1. em que bairro fica o Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão, Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito, em Salvador., não estou encontrando .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segue endereço do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito (CEEP): Rua do Queimadinho, S/Nº, Bairro: Lapinha. Salvador-Ba

      Excluir
  2. Os candidatos que ficaram na reserva terão a chance de serem chamados e acordo com a classificação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada, de acordo com o artigo 7º da a Portaria Nº 26/2014, publicada no Diário Oficial do Estado do dia 07 de janeiro de 2014, todos os candidatos inscritos participarão do sorteio e serão classificados, sendo convocados de acordo com a ordem da referida classificação e o número de vagas publicadas no Anexo I da referida portaria.

      Isto posto, os sorteados que tiveram classificação superior ao número de vagas publicadas, são denominados RESERVA que poderão ser convocados se houver desistência de algum candidato contemplado no Sorteio Eletrônico, ou se houver abertura de nova turna no próximo semestre letivo, obedecendo rigorosamente a ordem de classificação.

      Destaca-se entretanto que estar no cadastro RESERVA não é garantia de existência de vaga ou convocação.

      Excluir
  3. gostaria de saber o resultado do sorteio para enfermagem em Feira de Santana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joangela, clique no banner " Resultado do sorteio eletrônico 2014 - Educação Profissional da Bahia", confira a lista com relação de classificados por município.

      Excluir