terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Secretaria da Educação realiza hoje sorteio eletrônico para Educação Profissional

Foto: Portal da Educação
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza hoje (dia 04/02), o sorteio eletrônico para o preenchimento de 10.610 vagas para cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação subsequente. A oferta contempla 58 Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, e 08 anexos, localizados em 55 municípios dos 27 Territórios de Identidade. O sorteio acontecerá às 15h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), localizado na Rua das Muriçocas, s/n, Paralela, em Salvador. 

Foto: Portal da Educação
Este ano, foram registradas 83.507 inscrições. Os inscritos são jovens e trabalhadores que querem voltar à escola para fazer um curso técnico de nível médio, e obter qualificação profissional necessária para atender e se beneficiar das demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia. O resultado estará disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) e no Blog da Educação Profissional da Bahia (www.educacaoprofissionaldabahia.blogspot.com).


Ao todo, 46 cursos técnicos de nível médio foram ofertados e, dentre os mais concorridos na
Foto: Arquivo Suprof
capital estão: Edificações com 64,2 concorrentes por vaga, no turno noturno, ofertado pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Severino Viera (CEEP); Enfermagem, com 55,7 candidatos por vaga e Análises Clínicas, com 48,4 inscritos por vaga, ambos ofertados no turno noturno, pelo no CEEP em Saúde Anísio Teixeira. O curso técnico em Petroquímica, ofertado no CETEP da RMS, em Camaçari, teve a procura de 30 concorrentes por vaga.


Já no interior, os cursos mais procurados foram: Segurança do Trabalho, com 30,8 candidatos por vaga, ofertado no Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte/Agreste Baiano (CETEP), em Alagoinhas; Enfermagem, registrando 42,6 candidatos por vaga, no CETEP Portal do Sertão, em Feira de Santana. 
Foto: Portal da Educação

Controle social- Quem reside na capital poderá acompanhar o sorteio eletrônico presencialmente, pois é aberto ao público e contará com o acompanhamento de representantes do Ministério Público Estadual, do Tribunal de Contas, da Auditoria Geral do Estado, do Conselho Estadual de Educação, além de professores/as, estudantes, pais e mães. 

Já quem mora no interior, poderá acompanhar o sorteio eletrônico por videoconferência diretamente dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) das Direcs dos municípios de Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Caetité, Eunápolis, Feira de Santana e Guanambi. A videoconferência também será transmitida dos NTE das Direcs em Ibotirama, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jequié, Juazeiro, Macaúbas, Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas e Valença. 

Matrícula - A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico ocorrerá de 25 de fevereiro a 7 de março de 2014. Nesse período, deverão se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram, no turno para o qual pleiteou a vaga. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência e histórico escolar. 

Só serão aceitos Atestados de Conclusão de curso para os alunos que concluíram o Ensino Médio no ano letivo de 2013. Para os que concluíram nos anos anteriores a 2013 é obrigatória a apresentação do histórico escolar. 

Todos os candidatos inscritos serão sorteados e classificados. Mas só serão convocados para matrícula, os classificados de acordo com o número de vagas ofertadas para cada centro. 

Os candidatos contemplados no sorteio eletrônico para os cursos no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, ofertados pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, passarão por um teste de habilidade específica. O teste, de caráter eliminatório, será aplicado no próprio Centro durante o período de matrícula. Os estudantes já deverão se dirigir ao Centro com os documentos necessários, pois se aprovados no teste de habilidade específica efetivarão a matricula imediatamente após o teste.

16 comentários:

  1. Respostas
    1. Victor, só serão chamados os estudantes que ficaram no cadastro de reserva se houver desistência e/ou desclassificação dos estudantes que foram convocados. Nestes casos, a Unidade Escolar entrará contato por email ou por telefone.

      Excluir
  2. Nao consigo ver a lista dos selecionados para o cursos tecnicos 2014 me ajudem !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, clique no banner ao lado esquerdo: " Resultado do sorteio eletrônico 2014 - Educação Profissional da Bahia" e confira resultado por município. Boa Sorte!!!

      Excluir
  3. Não consigo ver se fui sorteada... Como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia, clique no banner ao lado esquerdo: " Resultado do sorteio eletrônico 2014 - Educação Profissional da Bahia" e confira resultado por município. Boa Sorte!!!

      Excluir
    2. Patrícia, clique no banner ao lado esquerdo: " Resultado do sorteio eletrônico 2014 - Educação Profissional da Bahia" e confira resultado por município. Boa Sorte!!!

      Excluir
  4. Não consigo ver se fui sorteada... Como faço?

    ResponderExcluir
  5. Quando será liberada a lista dos sorteados?

    ResponderExcluir
  6. Cade a lista de classificados até agora nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joy!! Clique no banner ao lado esquerdo da página: " Resultado do sorteio eletrônico 2014 - Educação Profissional da Bahia" e confira resultado por município. Boa Sorte!!!

      Excluir
  7. Quando haverá novas inscriçôes para novos candidatos aos cursos?

    ResponderExcluir
  8. qual o horário das turmas da noite, contabilidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raphaela, as iniciam às 18h40. Maiores informações procure a direção da unidade escolar.

      Excluir
  9. Não sei onde fazer minha matricula? Como posso ficar sabendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirian, a confirmação de matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico deve ser realizada no Centro para o qual pleitou a vaga. Boa Sorte!

      Excluir