segunda-feira, 31 de março de 2014

Livros técnicos gratuitos beneficiam estudantes da Educação Profissional

Foto: Estudantes do CETEP Litoral Norte/
 Agreste Baiano, em Alagoinhas
Para continuar a ampliação e garantir maior qualidade nos cursos de Educação Profissional, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio da Superintendência de Educação Profissional, iniciou na semana anterior a distribuição de 28.392 livros para os Centros Territoriais, Estaduais e unidades escolares que ofertam cursos técnicos de nível médio nos 27 Territórios de Identidade


 Esta ação integra um conjunto de ações de assistência estudantil, que envolve ainda alimentação, transporte, seguro estágio, e outras medidas que estão sendo implantadas para garantir o acesso, a permanência, o sucesso escolar e a inserção no mundo do trabalho.

Esta é a primeira remessa dos 220.066 exemplares de 32 títulos voltados para a Formação Técnica Específica e a Formação Técnica Geral, que serão distribuídos para estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional e para as bibliotecas das unidades que compõe a rede em todo Estado. Ao todo, foram avaliados cerca de 100 títulos que passaram por análise da equipe pedagógica da Superintendência de Educação Profissional. Para aquisição deste material didático foram investidos R$11, 2 milhões de recursos do Tesouro Estadual. 

Com a compra em quantidade, o valor dos exemplares teve uma redução de 22,5 a 30% do preço de varejo. “Os livros existentes no mercado são caros, por volta de R$ 120, o que dificulta a compra pelos estudantes. Mesmo com livros em quantidade na biblioteca o acesso fica limitado em tempo. Agora o estudante terá livros para utilizar o tempo que quiser. Nesta etapa atenderemos 85% dos estudantes, pois não encontramos títulos para todos os 80 cursos ofertados pela Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia, mas continuaremos analisando novos títulos”, explicou o professor Almerico Lima, superintendente de Educação Profissional.


Foto: Estudantes do CETEP Litoral Norte/
Agreste Baiano

A professora Ana Costa, diretora do Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte e Agreste Baiano (CETEP), em Alagoinhas, considera o benefício um dos caminhos para que os estudantes ampliem os conhecimentos construídos no processo de ensino aprendizagem. “É um mundo de possibilidades, eles poderão transformar este conhecimento de forma concreta. Este acervo veio para enriquecer a formação profissional destes jovens e trabalhadores que buscam a qualificação nos Centros de todo Estado”, avaliou.

Foto: Estudantes do CEEP em Saúde
 e Gestão
A professora Irene Carvalho de Brito Cotrim, diretora do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão (CEEP), em Guanambi, também avalia positivamente a melhoria do acervo. “Esse livros são ferramentas indispensáveis para o processo de ensino e resignificação da aprendizagem dos estudantes. Recebemos livros que contemplam os componentes curriculares da formação técnica específica dos cursos técnicos ofertados aqui no Centro. Eles são mais que instrumentos de consulta, por meio deles os estudantes podem mensurar os conteúdos com mais prestezas, desenvolvem as habilidades previstas para a formação acadêmica, humana, para o ingresso no mundo do trabalho”.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário