quinta-feira, 13 de março de 2014

Novos técnicos em Comércio e em Enfermagem fortalecem Territórios de Identidade da Bacia do Rio Grande e do Piemonte da Diamantina

Foto: Turma Enfermagem/Barreiras
O Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande (CETEP), em Barreiras, realiza amanhã (dia 13/03), no Espaço Javan, a partir das 19h, um ato em ação de graças e a solenidade de formatura de 30 técnicos de nível médio em Enfermagem.  



Foto: Turma Comércio/Jacobina



Na sexta (dia 14/03), às 19h, o Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães (CEEP), Território de Identidade do Piemonte da Diamantina, em Jacobina, celebra na própria unidade, um culto ecumênico em agradecimento a formatura de 28 técnicos de nível médio em Comércio. No sábado (dia 15/03), também às 19h, no Centro de Convivência do Idoso será realizada a cerimônia de colação de grau e o baile de formatura.


Os novos técnicos são jovens e trabalhadores que receberam formação profissional necessária para adentrar no mundo do trabalho, atuando como profissionais críticos e conscientes do seu papel na sociedade, sendo co-responsáveis no processo de fortalecimento e desenvolvimento socioeconômico e ambiental dos seus territórios.

Romário Silva Nunes, 19, é um dos formandos do curso técnico em Comércio, pelo CEEP em Gestão e Negócios do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães, em Jacobina. “Este curso abriu minha mente, hoje posso traçar melhorias para o meu futuro, consigo enxergar possibilidades de crescimento como pessoa e profissional. No momento, trabalho. O curso foi tão bom que já ingressei na Universidade e estou trabalhando na área administrativa de uma secretaria escolar, auxiliando na área financeira, no marketing e na divulgação das ações da instituição. Estou colhendo bons frutos! Esse é o melhor presente de aniversário da minha vida”, comemora o jovem que completa 20 anos no próximo domingo.

Salete Rocha de Farias, 43, passou oito anos sem estudar e afirma que por meio do curso técnico em Enfermagem está tendo perspectivas de alcançar novos vôos. “Agora que tenho uma profissão sei que terei oportunidades de alcançar outras realizações profissionais. Voltar à escola e fazer um curso técnico de nível médio me possibilitou essa conquista. É a maior realização da minha vida, estou me sentido realizada e quero mais. Não vou parar por aqui e vou em seguir frente, por mais obstáculos que venham a surgir”, disse emocionada a formanda do CETEP da Bacia do Rio Grande.

A colega de sala de Salete, Sueli Gonçalves de Assis, 42, conta que os problemas de saúde da avó, foram a motivação para que voltasse à escola e cursasse também o curso técnico em Enfermagem. “Esse curso transforma a vida das pessoas tanto para o mundo profissional quanto como ser humano. Eu fiz o curso para aprender a técnica e poder cuidar da minha vó, que sofre com problemas de saúde. Nesses dois anos aprendi muita coisa e sei que muitos jovens e trabalhadores de Barreiras estão tendo suas vidas transformadas. No meu caso, descobri outro dom”, disse a formanda que trabalha como professora na rede de educação do município.

Para José Luiz Scheidegger, diretor do CETEP da Bacia do Rio Grande, a Educação Profissional é fundamental para atrair novos empreendimentos para a Bahia. “Com a Educação Profissional, nosso povo está tendo a formação necessária para crescer profissionalmente e atender as necessidades da região, ocupando lugares que anteriormente eram ocupados por trabalhadores de outros municípios da Bahia e até mesmo de outros Estados, na tentativa de suprir a carência de mão de obra então existente. Hoje, o Centro atende as demandas do desenvolvimento e, a cada turma formada, comemoramos esta conquista”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário