quarta-feira, 9 de abril de 2014

Estudantes da Educação Profissional prestam serviços gratuitos à comunidade

Foto: Estudante do CETEP
da Bacia do Jacuípe aferi pressão de
paciente
Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, celebrado segunda-feira (dia 07/04), os estudantes de diferentes cursos técnicos da área de saúde dos Centros Territoriais, Estaduais e unidades escolares compartilhadas estão realizando durante toda semana a prestação gratuita de diferentes serviços à comunidade. 
Hoje (dia 09/04), das 8h às 11h, quem for a Feira Livre do município de Ipirá, será beneficiado com a ação social “Enfermagem: promovendo saúde”, promovida pelos estudantes do 1º ano do curso técnico em Enfermagem, do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Jacuípe (CETEP). Eles estão realizando procedimentos gratuitos, a exemplo de aferição da pressão arterial, verificação do Índice de Massa Corpórea (IMC), além de dar orientações sobre a saúde do homem e da mulher. 

Taisia de Jesus Gabriel, 19, estudante do curso técnico em Enfermagem, diz que a experiência está sendo fantástica. “Tenho colegas que estudavam no CETEP e comentavam sobre estas ações de intervenção social. Estou adorando a atividade e com a certeza de que o curso exige muito estudo e dedicação para que possamos aprender e fazer o melhor em benefício do próximo”, afirmou.

Segundo o professor Walber Carneiro de Souza, coordenador do curso técnico em Enfermagem, já foram realizados mais de 200 atendimentos. “Os pacientes que tiveram alterações nos atendimentos serão direcionados a procurar a unidade de saúde mais próxima. Essa atividade pedagógica é uma oportunidade para que estes futuros técnicos possam relacionar o conteúdo teórico e prático e vivenciarem situações próximas da realidade que serão presentes no cotidiano do seu trabalho.” 

Em Irecê, os estudantes do 2º ano dos cursos técnicos em Enfermagem, Análises Clínicas e Agente Comunitário de Saúde do CETEP de Irecê iniciaram as comemorações na segunda-feira (dia 07/04), prestando serviços gratuitos a comunidade escolar a exemplo de tipagem sanguínea, aferição de pressão, teste de glicemia, verificação do Índice de Massa Corpórea, aplicação de vacinas contra Hepatite B e Tétano. 

Também ministraram palestras sobre gravidez na adolescência e prevenção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis. A programação é retomada no próximo sábado (dia 12/04), das 8h às 12h, quando os estudantes irão realizar estes mesmos procedimentos e palestras junto a comunidade estudantil da Escola Municipal Ineni Nunes e a comunidade do entorno da unidade escolar.

“A ideia é que os estudantes realizem outras ações de intervenção social junto a comunidade do entorno desta escola, situada no Bairro Baixão de Sinésia e também no entorno do Centro, considerados bairros carentes aqui de Irecê e que necessitam de intervenções de saúde. Nesses processos todos os envolvidos se beneficiam, tanto os estudantes quanto a comunidade”, explicou Naiara Fernandes, professora e coordenadora da atividade.   

Veja fotos no Flick da Educação Profissional da Bahia: https://www.flickr.com/photos/epdabahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário