segunda-feira, 14 de abril de 2014

Formatura 2013: Confira outros depoimentos de formandos da Educação Profissional

Para estes outros jovens e trabalhadores, a formatura concretiza a passagem para um novo período de suas vidas, marcado pela inserção no mundo do trabalho na condição de técnico de nível médio e oportunizando sua ascensão social.

Leidilanha Rodrigues Varela, 23, formanda pelo curso técnico em Administração pelo CEEP em Gestão Severino Vieira, em Salvador, também comemora a vitória e afirma que a formatura marca uma nova etapa em sua caminhada. “Conclui o curso, mas não vou parar por aqui, quero seguir em frente e dar uma vida melhor para mim e para minha família. Estou muito realizada com meu primeiro emprego, esse era meu principal objetivo, já consegui. Venho me aperfeiçoando a cada dia, amadurecendo em contato com as demandas do cotidiano. Agora é me dedicar para concluir minha graduação na área da Educação, em pedagogia, outra área que sou apaixonada,” contou a formada que trabalha na Secretaria de Administração do Estado da Bahia.

José Átila de Souza, 21, concluiu o técnico em Enfermagem no Colégio Estadual Presidente Costa e Silva. Sempre almejou fazer o curso técnico em Enfermagem, mas não tinha condições financeiras de custear. “Via meus colegas fazendo este curso, morria de vontade, mas minha mãe não tinha condições de pagar um curso particular. Quando soube que o governo ofertava este curso, pensei: esta é a minha oportunidade, vou me jogar. O curso é fantástico, me fez aprender a sempre agir em benefício do próximo, a superar limites. Depois de toda esta trajetória marcada por esforço e dedicação, me sinto vitorioso e capaz de superar todos os obstáculos que possam aparecer na minha vida pessoal e profissional. Tenho certeza que serei um excelente técnico em Enfermagem”, disse o formando que iniciará o bacharelado em Enfermagem no próximo semestre.

Para Matheus Gonçalves Conceição da Paixão, 19, formando pelo curso técnico em Meio Ambiente pelo CEEP em Saúde Anísio Teixeira, o curso transformou seus conceitos sobre a importância de cuidar e preservar o meio ambiente e despertou interesses profissionais. “O conhecimento construído ao longo do curso reforçou ainda mais minha responsabilidade em passar para outras pessoas que o meio ambiente não é somente algo para ser contemplado, mas que faz parte do ser humano, ele precisa de cuidados para o bem desta e das outras gerações. Quero seguir carreira na área e continuar junto à escola desenvolvendo ações que beneficiem a comunidade estudantil, do entorno do Centro e até do bairro onde moro”, disse.

Bruno Casaes Silva, 30, formando no técnico em Redes de Computadores pelo CEEP em Tecnologia, Informação e Comunicação, em Lauro de Freitas, conta que conseguiu ter a qualificação necessária de imediato para ter respaldo no mundo do trabalho. “Estava cursando o bacharelado em Sistema de Informação e precisei parar por motivos financeiros. Em meio a esta aflição soube que o Estado ofertava cursos gratuitos na área técnica, para quem tinha estudado na escola pública e estava em busca de qualificação. Daí, fiz minha inscrição para o sorteio eletrônico, fui contemplado e estou sendo diplomado como técnico de nível médio na área que sempre sonhei em seguir carreira”, comemora o formando que trabalha no setor de Tecnologia da Informação de uma empresa privada localizada no município de Lauro de Freitas.

Formanda do curso técnico em Biocombustíveis pelo CEEP em Processos e Serviços Industriais Irmã Dulce, em Simões Filho, Larissa Rodrigues, 19, afirma que os professores foram fundamentais no processo de formação ao longo do curso. “O curso me deu a possibilidade de vivenciar experiências exitosas, amadureci na tomada de decisões sobre o meu futuro. Dedico este momento tão importante na minha vida aos meus professores, que com muito compromisso sempre transmitiram  seus conhecimentos. Não posso deixar de citar a boa estrutura dos laboratórios do Centro que possibilitou aprimorar meu aprendizado em contato com a prática, oportunizando desenvolver projetos que podem beneficiar a comunidade, a exemplo do projeto de produção do biodiesel por meio do reaproveitamento óleo de cozinha”.

Lucas Souza de Jesus, 22, também cursou Biocombustíveis pelo CEEP em Processos e Serviços Industriais Irmã Dulce, em Simões Filho. “Quis fazer o curso técnico porque ele traz possibilidades de inserção mais rápida no mercado de trabalho, que carece de profissionais qualificados. Quero seguir carreira na área, fazer Engenharia Química para apronfudar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso técnico. É impressionante como minha percepção sobre o mundo mudou e, especialmente, sobre minha área de atuação. Desenvolvi minha capacidade crítica e reflexiva sobre temas relevantes para a sociedade, e também minhas habilidades sobre esta área de interesse que escolhi para seguir carreira”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário