terça-feira, 15 de abril de 2014

Formatura da Educação Profissional 2013:Discurso do Orador

Foto: Alef Almeida
Nascimento
O formando Alef Almeida Nascimento do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão Negócios e Turismo Luiz Navarro de Brito (CEEP), em Salvador, foi orador  da Formatura da Educação Profissional 2013. Confira na integra o discurso:  



Senhoras e Senhores, boa noite. Em nome dos Formandos dos Técnicos de Nível Médio da Educação Profissional da Bahia 2013, cumprimento a todos os presentes na noite de hoje; desde pais, avós, irmãos, amigos e amores. Cumprimento nosso Exmo Governador, Sr. Jaques Wagner; o Secretario da Educação, Prof. Osvaldo Barreto, o Superintendente de Educação Profissional, Prof. Almerico Lima; os gestores da Educação Profissional, os Professores e Funcionários Homenageados e demais Autoridades.

Hoje é um dia muito especial para todos nós.  A data é única.  É o nosso dia e estamos aqui com nossos familiares, amigos, professores e demais autoridades, dividindo esta alegria com os presentes e celebrando a conclusão de uma etapa importante de nossas vidas, a realização de mais um sonho. Os anos passarão e este dia será lembrado como o último momento em que estivemos juntos numa circunstância escolar. 

Ao longo desse percurso, muita coisa aconteceu. São várias lembranças. O tempo passava e um sentimento tomava conta dos nossos corações: ansiedade.  Tínhamos muitas expectativas e ao mesmo tempo medo; não sabíamos o que encontraríamos pela frente e por muitas vezes nos questionamos: Será que devo continuar o curso?  E se eu não me identificar com a área depois de formado?  Esses foram alguns dos questionamentos que nos afligiram, mas não nos deixamos desanimar e seguimos em frente.

À medida que aprendíamos mais sobre o Mundo do Trabalho e a sua importância, essas dúvidas viraram certeza e percebíamos que era isso que realmente queríamos.
Quanto conhecimento construído!  Aprendemos o significado e a importância da nossa formação profissional, dos nossos cursos técnicos.  Com o tempo, eles passaram por algumas mudanças e quem estuda ou já estudou sabe como eles trazem resultados positivos para as organizações, e como tem influenciado nossas vidas.  E cada um construiu muito conhecimento. Portanto, tudo o que aprendemos, o conhecimento que construímos nunca poderá ser tirado de nós, pois na vida podem nos tirar tudo, exceto o nosso conhecimento, pois o levaremos por toda a vida. Todos nós, formandas e formandos, ouvimos palavras de incentivo, fomos desafiados a superar dificuldades, motivados a persistir a despeito dos obstáculos que marcam a caminhada. 

Além de conhecimento, construímos amizades!  Amigos que não ficaram restritos às paredes da sala de aula.  Construímos vínculos de amizade também com os professores, funcionários e diretoras e diretores Amigos que jamais esqueceremos, pois nos ensinaram o verdadeiro significado da palavra amizade e nos tornaram mais humanos.

Por isso, só temos a agradecer a Deus, porque sem Ele nada é possível, aos nossos pais e familiares, aos nossos amigos, aos nossos professores e a todos que direta ou indiretamente nos apoiaram e contribuíram para que chegássemos até aqui.  Essa vitória também é de vocês!  Não poderíamos deixar de agradecer ao Governo do Estado, à Secretaria da Educação e a Superintendência de Educação Profissional, que nos possibilitaram o acesso a cursos técnicos de nível médio, numa escola pública de qualidade.
Bem maiores que essas palavras são os desejos e os sonhos que transitam em nós.

 Queremos voar mais alto e buscar novos conhecimentos, pois temos a consciência de que muito ainda temos a aprender e que somente a educação é capaz de transformar pessoas e mudar o mundo.  Como disse uma vez Nelson Mandela: “A educação é o grande motor do desenvolvimento pessoal. É através dela que a filha de um camponês se torna médica, que o filho de um mineiro pode chegar a chefe de mina, que um filho de trabalhadores rurais pode chegar a presidente de uma grande nação”.

Assim como a terra seca precisa da chuva e tem sede dela, assim também somos nós, precisamos e melhoramos com a educação, pois ela é a nossa chuva!  E agradecemos aos nossos Centros de Educação Profissional e unidades escolares por nos terem proporcionado essa chuva e nos preparado não só para o mundo do trabalho, mas também para a vida.  Enfim... Cumprimos a parte dessa Jornada, e agora somos Técnicos de Nível Médio, e não podemos deixar de dizer... Valeu! Muito obrigado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário