quarta-feira, 23 de abril de 2014

Guanambi sedia série de Diálogos Sociais

Foto: Dieese
 A 6º edição da série de Diálogos Sociais está sendo realizada hoje (dia 23/04) e amanhã (dia 24/04), das 8h às 17h, no Hotel Leopoldo, em Guanambi. O evento integra o projeto Subsídios para o Fortalecimento, Consolidação e Promoção da Qualidade da Educação Profissional da Bahia, desenvolvido pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) em parceria com a Secretaria da Educação do Estado, por meio da Superintendência de Educação Profissional da Bahia (Suprof).

Estão reunidos no encontro diferentes atores sociais do Território do Sertão Produtivo, dentre eles: representantes de organização da sociedade civil, comunidade escolar, gestores das DIREC’s, comunidade local (movimentos sociais e representantes do Colegiado Territorial), sindicatos, empresários, trabalhadores, poder público, entre outras instituições.

A série tem como proposta estimular à participação efetiva da comunidade na troca de ideias para o fortalecimento, consolidação e promoção da Educação Profissional do Estado da Bahia. Também oportuniza aos participantes discutirem a realidade, os desafios do desenvolvimento, as oportunidades, as demandas e necessidades da Educação Profissional no Território de Identidade Sertão Produtivo. Ao final destas oficinas, será consolidada a metodologia participativa de mapeamento da demanda de Educação Profissional da Bahia.

A professora Claudiana Lima Teixeira, diretora Regional de Educação (Direc-30), em Guanambi, afirma que a troca de experiências favorecidas pelo Diálogo irá enriquecer ainda mais o trabalho de escuta realizado pela Rede Estadual de Educação Profissional junto a comunidade. “Este debate oportuniza a todos os atores sociais presentes a construção de uma concepção de território baseada nos saberes do povo. Para nós, enquanto Direc é um momento relevante, pois permite promovermos uma Educação Profissional ainda mais afinada com os anseios da comunidade alinhado com as especificidades do nosso Território de Identidade”.

Irene Carvalho de Brito Cotrim, gestora do CEEP em Saúde e Gestão, em Guanambi, também considera que a participação popular é fundamental no processo de consolidação de políticas públicas.  “O dialogo social é o caminho mais eficaz para mapearmos as necessidades de ampliação de oferta da Educação Profissional no Território. As políticas públicas precisam ser construídas a partir de uma verdadeira participação dos interessados e atores sociais envolvidos. A Educação Profissional da Bahia, política pública de Estado, vem oportunizando isso ao longo da sua implantação.”

Rosany Kátia Vilasboas Moreira Silva, diretora CETEP do Sertão Produtivo, em Caetité, considera que a discussão beneficiará ainda mais o trabalho realizado pelos gestores e professores presentes no evento. “A discussão favorecida pelos diversos atores sociais irá enriquecer bastante o trabalho que realizamos no nosso dia a dia. Iremos ampliar nossas percepções, também iremos alinhar melhor ainda a oferta e a demanda de Educação Profissional no nosso Território. Nesse processo de escuta e troca de experiências todos crescem”.

Rita de Cássia de Jesus Correia Prodêncio, vice-diretora Administrativo Financeiro do CEEP em Gestão e Meio Ambiente, em Brumado, ressalta a importância do evento para a comunidade escolar, o município e o Território. “Acredito que assim irão compreender melhor o trabalho realizado no Centro e isso nos permitirá a termos apoio para realizarmos ainda melhor nossa gestão em benefício da própria comunidade e do desenvolvimento da região”, disse.

A estudante Carina Pereira, 18, do curso técnico em Mineração e representante da comunidade estudantil do CETEP Sertão Produtivo, conta que está aprendendo muito. “Estou ampliando meu conhecimento tanto sobre as características de nosso Território quanto sobre minha formação, os benefícios que ela traz para melhoria de nossas vidas e para o desenvolvimento do Estado. É muita novidade! Irei passar tudo para meus colegas, pois aprendizado agente não guarda, passa adiante”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário