quinta-feira, 10 de abril de 2014

Território Piemonte da Diamantina discute formação profissional em oficina

Foto: Divulgação
A 5ª Oficina de Diálogo Social para Mapeamento de Necessidades e Demandas de Educação Profissional, foi realizada nesta quarta (9) e quinta-feira (10), no auditório do Fiesta Park Hotel, em Jacobina.

O evento faz parte do projeto Subsídios para o Fortalecimento, Consolidação e Promoção da Qualidade da Educação Profissional da Bahia, desenvolvido pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) em parceria com a Secretaria da Educação do Estado, através da Superintendência de Educação Profissional da Bahia (Suprof).


A atividade propôs a Promoção do Diálogo Social e o Mapeamento da Demanda de Educação Profissional, a partir da análise da realidade socioeconômica, ambiental e cultural do Território de Identidade Piemonte da Diamantina. O encontro reuniu representantes de organização da sociedade civil, comunidade escolar, gestores das DIREC’s, comunidade local (movimentos sociais e representantes do Colegiado Territorial), sindicatos, empresários, trabalhadores, poder público, entre outras instituições. Esteve presente também, o Superintendente de Educação Profissional da Bahia, professor Antonio Almerico Biondi Lima.

“O resultado dos diálogos sociais servirá de insumo de proposta de uma nova metodologia de avaliação e mapeamento de políticas públicas que leva em conta a escuta dos atores sociais. O espaço do diálogo social tem sido apresentado como uma possibilidade de aperfeiçoamento, de fiscalização e avaliação de uma política pública”, ressaltou Cristiane Oliveira, do Dieese. Segundo ela, o levantamento de demandas de educação profissional visa ser instrumento que colabore efetivamente no desenvolvimento pleno dos territórios de identidade, ou seja, de suas populações. “Esperamos que o diálogo contribua para o enraizamento das práticas e processos de participação popular nas definições e condução das políticas públicas no estado da Bahia”, concluiu.

O projeto prevê a realização de 10 oficinas de Diálogo Social com atores sociais de nove Territórios de Identidade da Bahia. A próxima oficina será realizada no Território de Identidade Sertão Produtivo, na cidade de Guanambi, nos próximos dias 23 e 24 de abril. Ao término das oficinas será consolidada a metodologia participativa de mapeamento da demanda de Educação Profissional da Bahia.

Fonte: Augusto Urgente

Nenhum comentário:

Postar um comentário