sexta-feira, 30 de maio de 2014

Bahia inicia primeira etapa do Pronatec 2014 com oferta de 1.277 vagas para estudantes da Rede Estadual

Como parte estratégica na implantação da Educação Integral na Rede Estadual a Secretaria da Educação do Estado iniciou a primeira etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego 2014 (Pronatec). Esta é uma experiência rica de Educação Integral no ensino médio da Bahia, introduzindo a dimensão Trabalho na formação dos estudantes.  

Nessa primeira etapa, estão sendo ofertadas 1.277 vagas nos municípios de Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Ibirapitanga, Itacaré,  Juazeiro, Luis Eduardo Magalhães, Olindina e Sobradinho beneficiando estudantes do ensino médio para cursos técnicos do ofertante Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) e cursos de Formação Inicial e Continuada/Qualificação Profissional do ofertante Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). As aulas da SEC/SENAI serão iniciadas na próxima segunda-feira (dia 02/06) e da SEC/SENAR no dia 09/06.  
Com o SENAI a estratégia foi de oferecer cursos técnicos em municípios que a Rede Estadual de Educação Profissional não oferta regularmente ou oferta em pequena quantidade, beneficiando mais estudantes do ensino médio. Já com o SENAR a estratégia foi atingir pequenos municípios onde a Rede Estadual de Educação Profissional, atualmente, não alcança diretamente.

Segunda etapa- A segunda etapa que terá suas inscrições iniciadas em julho terá a Rede Estadual de Educação Profissional como ofertante por meio dos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, tanto nas sedes como em unidades remotas. Ainda em 2014, estão previstas outras etapas com os ofertantes Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o Instituto Federal da Bahia (IFBA), o Instituto Federal Baiano (IF Baiano), além da SEC/SUPROF, do SENAI e do Senar. Até o final deste ano serão ofertadas mais de 16 mil novas vagas em 127 cursos de formação profissional pelo Pronatec nos 27 Territórios de Identidade Baianos.
Desde quando o Pronatec/MEC foi iniciado na Bahia em 2011, foram atendidos 22.015 estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual (2011 à 2013) destes  10.781 foram qualificados pela SEC/SUPROF, e 11.234 pelos demais ofertantes.
Quem pode se inscrever - As vagas são destinadas a estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio da Rede Estadual de Educação que farão os cursos no turno oposto aos quais estão matriculados.

Como é feita a inscrição - As inscrições são realizadas nas unidades escolares beneficiárias pelo programa, pela equipe de mobilização das Diretorias Regionais de Educação – DIREC’s e ofertantes, que apresentam os cursos. Durante esse período de mobilização os estudantes interessados preenchem uma ficha com seus dados pessoais, indicando até dois cursos de seu interesse. As inscrições são encaminhadas à Superintendência de Educação Profissional (SUPROF) que realiza o sorteio das vagas e envia a lista dos sorteados para os Centros de Educação Profissional e unidades escolares, que divulgam os resultados. 

Sobre o Pronatec - O Pronatec é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, instituído pelo Governo Federal em 2011. Seu objetivo é expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e de cursos de formação inicial e continuada para estudantes, trabalhadores e desempregados.

Na Bahia, o Pronatec/MEC é executado pela Secretaria de Educação, que é ao mesmo tempo entidade demandante e ofertante do programa, por meio da Superintendência de Educação Profissional (SUPROF).  Como ofertantes a Secretaria da Educação conta com a parceria do IFBA, IF Baiano, SENAI, SENAT, SENAC e SENAR, além da própria SEC/SUPROF

A Secretaria da Educação, por meio da Superintendência de Educação Profissional (SUPROF), é o demandante da oferta do Pronatec/MEC na Bahia que também articula as demandas da SEDES, SECULT, SETUR e SETRE.

Entidade demandante – A entidade demandante é aquela que tem como responsabilidade articular os cursos a serem ofertados e onde eles acontecerão, alinhados sempre às demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental da Bahia. Tem ainda como responsabilidade fazer a mobilização junto aos estudantes do ensino médio, realizar a inscrição dos candidatos, sorteá-los e fazer o acompanhamento das turmas.

Entidade ofertante – A entidade ofertante é a responsável pela realização do curso, fornecimento do material didático e materiais necessários para a realização das aulas práticas na escola, pelo fornecimento da assistência estudantil (alimentação e transporte) e pela certificação dos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário