sexta-feira, 16 de maio de 2014

Bahia tem a segunda maior Rede Estadual de Educação Profissional do país

Ao comemorar seis anos de implantação da Superintendência de Educação Profissional, a Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia se consolidou como a segunda maior rede estadual do país, conforme dados do Censo Escolar INEP/MEC 2013. Esse resultado reflete o compromisso assumido pelo Governo do Estado que, desde 2007, investe na Educação Profissional como política pública prioritária de Estado, garantindo cada vez mais que jovens e trabalhadores baianos tenham acesso a cursos técnicos de nível médio e cursos de qualificação profissional.

Com um crescimento superior a 1.600%, no período de 2006 à 2013, a Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia ampliou o número de matriculas e cursos, saindo de 4.016 matriculas em 15 cursos técnicos para mais de 69 mil matrículas em 80 cursos técnicos de nível médio e em 8 cursos de formação inicial e continuada/qualificação profissional. Expandiu ainda o numero de municípios, de 22 para 123 nos 27 Territórios de Identidade Baianos.


O professor Almerico Lima, superintendente de Educação Profissional, ressalta que este resultado representa mais que números. “Este reconhecimento a nível nacional evidencia um esforço coletivo: do Governo do Estado, com grandes investimentos do Tesouro do Estado e de recursos captados do governo federal, diretrizes e a firme vontade política de garantir o direito ao acesso a Educação Profissional pública de qualidade, alinhadas as demandas dos 27 territórios de Identidade do nosso Estado, e dos professores, funcionários e gestores com o trabalho pedagógico. Temos que comemorar também a transformação que a Educação Profissional vem realizando na vida destes jovens e trabalhadores. Já são mais de 30 mil novos técnicos formados de 2010 à 2013, e que estão preparados para atender e se beneficiar das demandas do desenvolvimento socioeconômico e ambiental da nossa Bahia. Hoje somos a segunda maior rede estadual do país com muito orgulho, não queremos parar por aí, continuaremos na luta para avançarmos ainda mais. E mais que isso, queremos ser a primeira em qualidade.”

Essas conquistas reafirmam a escola pública como escola de qualidade, capaz de formar pessoas humanas, cidadãos trabalhadores e sujeitos de direito, que contribuam com o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do nosso Estado.

Confira no infográfico abaixo alguns dos grandes avanços conquistados pela Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia






Concepção Pedagógica -
O trabalho como principio educativo e a intervenção social como princípio pedagógico são bases conceituais e pedagógicas da Educação Profissional da Bahia. A matriz curricular dos cursos técnicos ofertados na rede tem como pilar as relações trabalho-educação-desenvolvimento-socioeconômico-ambiental e ciência-tecnologia-sociedade.

Desta forma, os estudantes aprendem fazendo relação entre teórica e prática, concretizando assim a práxis, aprendendo o valor social da profissão e exercitando a cidadania por meio de intervenções sociais que beneficiam a comunidade a partir dos conhecimentos construídos no curso. Eles constroem e desenvolvem conhecimentos, habilidades e valores que possam conduzir à sua formação profissional, em dimensões conceituais, sempre contextualizadas com o mundo do trabalho e o território.

Danuzia Maria de Oliveira, diretora do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal (CETEP), em Serrinha, ressalta que a Educação Profissional vem mudando a realidade da juventude e de trabalhadores baianos. Ela destaca sua experiência no Território do Sisal: "Os benefícios e perspectivas da formação técnica oportunizadas pela Educação Profissional ampliaram, significativamente, os horizontes dos jovens e trabalhadores do Território do Sisal e da Bahia. Eles saem do Centro com preparo necessário para atender as necessidades do mundo do trabalho e também como cidadãos críticos, comprometidos socialmente com o próximo."

Confira o depoimento de alguns egressos da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia:
“Me dediquei sempre aos meus estudos para que tivesse meu trabalho reconhecido e isso aconteceu é tanto que estou aqui inserida no mercado. Esse é meu primeiro emprego, muita emoção.”

Ligia Medina, 18
Técnica em Comércio
Egressa do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, em Santo Antônio de Jesus

“Tenho 19 anos e graças a este curso já consegui meu primeiro emprego com carteira assinada. Venho alcançando coisas na minha vida que nunca pensei em ter, o reconhecimento profissional, a valorização enquanto técnica no meu trabalho, nossa, são muitas conquistas. Sei que sou motivo de orgulho para minha mãe, para minha irmã e para meu marido. Meu limite é crescer ainda mais profissionalmente”

Elvira Lima Marques dos Santos, 19
Técnica em Eletrotécnica,
Egressa do Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira, em Salvador. 



“O curso abriu minhas portas e estou dando o pontapé inicial na minha vida profissional. Assim que terminei o estágio, fui contratado e estou trabalhando com a carteira assinada em uma clinica veterinária do município”
José Edvânio da Cunha Oliveira, 23
Técnico em Agropecuária
Egresso do Colégio Estadual João Campos, em Riachão do Jacuípe
 


“Este curso abriu minha mente, hoje posso traçar melhorias para o meu futuro, consigo enxergar possibilidades de crescimento como pessoa e profissional. No momento, trabalho. O curso foi tão bom que já ingressei na Universidade e estou trabalhando na área administrativa de uma secretaria escolar, auxiliando na área financeira, no marketing e na divulgação das ações da instituição. Estou colhendo bons frutos!”
Romário Silva Nunes, 19
Técnico em Comércio, Egresso do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães, em Jacobina. 


“Antes de termos estes cursos gratuitos, me preocupava bastante com meu futuro. Tive a oportunidade de me qualificar aqui no colégio e poder trabalhar aqui mesmo no bairro Valéria, onde nasci e resido. Tenho o reconhecimento tanto da escola e da minha família por ter superando minhas fragilidades e dificuldades, quanto da empresa onde exerço a função de técnica administrativa “

Bianca Araújo dos Santos, 18
Técnica em Administração
Egressa do Colégio Estadual Noêmia Rego, em Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário