quarta-feira, 18 de junho de 2014

Copa do Mundo é tema de projetos desenvolvidos por estudantes da Educação Profissional

Foto: FIFA/Divulgação
Estudantes de Centros de Educação Profissional da capital e do interior estão apresentando projetos sobre a história da Copa do Mundo e os benefícios do campeonato mundial para o Brasil. Por meio de exposições visuais e de banners, eles sintetizam os aspectos históricos, demográficos, geográficos e culturais dos países e das cidades sedes.


Com o tema “Futebol, paixão brasileira”, os estudantes dos cursos técnicos em Agroecologia e Administração do Centro Estadual de Educação Profissional da Bacia do Paramirim (CEEP), em Macaúbas, realizaram uma exposição visual com caricaturas de atletas brasileiros e de bandeiras dos países que sediaram o mundial, confeccionadas com material reciclado.

Embasados nos fundamentos das disciplinas de História e Geografia, os estudantes também apresentaram ao público a história das nações que sediaram a Copa do Mundo, além de ressaltarem a importância do legado que a Copa do Mundo está trazendo para o Brasil.

A estudante Rosa Oliveira Anjos, 17, curso técnico em Agroecologia, disse que após a pesquisa ficou fascinada pelo campeonato mundial. “Conhecer a história da copa do mundo me faz amadurecer sobre este momento tão importante que nosso país está vivenciado tanto para os setores do turismo, economia, segurança quanto para o nosso futebol. Hoje compreendo que copa do mundo é mais que futebol é desenvolvimento, transformação, muitos benefícios ficarão por aqui”, disse.

Rita Chagas, orientadora da atividade no CEEP da Bacia do Paramirim, explica que contar a história do mundial é uma estratégia para reforçar o aprendizado dos estudantes sobre história mundial e nacional, além de despertar outros interesses. “Levamos os nossos estudantes e visitantes a perceberem e refletirem sobre a importância da Copa do mundo para as nações, sobre o legado que ele deixa nas diferentes áreas. Por meio do interesse que eles tem sobre o esporte, eles fizeram uma viagem pelo universo artístico, ao confeccionar caricaturas e bandeiras, e pela leitura, ao pesquisar sobre um tema de interesse do povo brasileiro, tendo a oportunidade de  descobrir ou aprimorar seus dons”, destacou.

Em Salvador, os estudantes dos cursos técnicos em Informática, do CEEP em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaías Alves promoveram o projeto “Brasil: mostra a sua cara-Copa do Mundo”. Eles contaram a história das doze cidades sedes do campeonato mundial no Brasil, que são: Salvador, Brasília, Fortaleza, Curitiba, Natal, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Manaus, Porto Alegre, Cuiabá e Belo Horizonte, e também destacaram o legado que o evento traz para o país.

Além disso relataram a história dos países africanos que estão presentes na Copa. “Dentro da perspectiva da relação África-Bahia decidimos dar enfoque aos países africanos destacando a história e a influência destes países na cultura e história baiana”, explicou Regina Araújo, professora de história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário