quarta-feira, 11 de junho de 2014

Estudantes da Educação Profissional realizam festejos juninos

Foto: Arquivo/ CEEP Jaguaquara
O clima junino toma conta dos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional e os estudantes estão realizando uma série de ações pedagógicas com intuito de resgatar a cultura nordestina por meio de práticas culturais e recreativas.

No Centro Estadual de Educação Profissional em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII (CEEP), em Jaguaquara, os estudantes estão nos últimos preparativos para o Forró do Pio. O evento acontecerá hoje (dia 11/06), logo mais às 18h, e contará com apresentação de artistas da região, de quadrilha junina, casamento matuto e pratos típicos.

Logo mais às 20h30, na Praça Isaac Pinheiro, em São Domingos, o arrastapé será por conta da quadrilha do CEEP do Semiárido: “Cantando a seca e a estiagem no Nordeste”. Esta é a segunda apresentação feita pelo grupo após ser vencedora do festival de quadrilha do município.

Ainda hoje (dia 11/06), às 18h, no CEEP em Biotecnologia e Saúde, em Itabuna, os estudantes comemoram o São João no “Forró Vem Xamegar”. Antes da comemoração, eles tomaram como base nos conteúdos das disciplinas de História e Arte, para aprender um pouco mais sobre as tradições dos festejos juninos no Nordeste; principais pratos típicos e a importância dos festejos juninos para o desenvolvimento socioeconômico das regiões.  

Outras ações - No CEEP do Campo Paulo Freire, em Santaluz, os estudantes dos cursos técnicos em Administração, Agropecuária, Cooperativismo, Nutrição e Dietética, Recursos Humanos e Zootecnia realizam sexta-feira (dia 13/06), às 19h, o Arraiá do Campo. Além de comidas típicas, o festejo contará com a apresentação da Quadrilha das Profissões, na qual a coreografia e evolução dos passos representarão as futuras profissões. Também haverá um casamento caipira em que irão retratar os preconceitos e valorização entre as diversas profissões.

“O arraia do CEEP será uma forma criativa de estarmos divulgando os cursos ofertados nos Centros. Na quadrilha, usaremos a dança, como forma de expressão, e o grito de guerra, para explicar o objetivo de cada curso. Já no casamento pretendemos retratar os preconceitos e valorização de determinadas profissões na sociedade, a exemplo do técnico em nutrição e dietética e do técnico em agropecuária”, explicou o coordenador pedagógico do Centro, professor Hermano de Moura Barreto.

Em Seabra, os estudantes dos cursos técnicos em Administração, Contabilidade, Guia de Turismo, Hospedagem, Eventos, Serviços de Restaurante e Bar, do CEEP em Turismo do Centro Baiano Letice Oliveira Maciel, irão realizar na próxima quinta-feira (dia 18/06), junto à comunidade do entorno do Centro, as comemorações juninas que terá como tema: “Festejos Juninos de Identidade no Território da Chapada Diamantina”.

Para realizar o evento, os estudantes desenvolveram um trabalho de pesquisa, levantando informações sobre as tradições juninas do Território da Chapada Diamantina dando ênfase a culinária, que tem os seguintes pratos típicos: avoador com óleo de coco, bolo de milho com óleo de coco, bolo de tapioca com rapadura. Também estarão dando explicações sobre o artesanato da região que utiliza palha do coco licuri para confeccionar peneiras e esteiras. A atividade será animada com apresentações de grupos culturais dos municípios de Iraquara e Lençóis.

Veja a cobertura fotográfica dos festejos juninos destes e de outros Centros de Educação Profissional no  Flickr

Nenhum comentário:

Postar um comentário