sexta-feira, 25 de julho de 2014

Dia do/a Motorista



Hoje, dia 25 de julho comemoramos o Dia do Motorista, que foi instituído em 21 de outubro de 1968, através do Decreto nº 63.461. A data foi escolhida por ser a data dedicada a São Cristóvão, considerado o padroeiro dos motoristas.

Desde 2012, a Lei 12.619/2012, mais conhecida como Lei do Motorista, regulamenta e valoriza essa profissão, disciplinando sua jornada de trabalho e o tempo de direção do motorista profissional.

Segundo essa Lei o/a motorista é  o profissional de veículos automotores cuja condução exija formação profissional e que exerça a atividade mediante vínculo empregatício, no transporte rodoviário de passageiros e no transporte rodoviário de cargas. Entendemos, portanto, que o motorista é um dos profissionais, dentre outros, que é corresponsável pelo desenvolvimento do país e da integração das pessoas.

Entre os direitos estabelecidos pela Lei do Motorista está o de ter acesso gratuito a programas de formação e aperfeiçoamento profissional, em cooperação com o poder público: o direito ao acesso a Educação Profissional.

Atualmente o poder público oferta através das Redes Públicas Federais e Estaduais de Ensino e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, os seguintes cursos para esse profissional:

Cursos técnicos de nível médio

Cursos de formação inicial e continuada/qualificação profissional:
·         Motorista de Transporte Escolar


CURIOSIDADE: Segundo os historiadores o primeiro automóvel, instrumento de trabalho do/a Motorista, desembarcou no Brasil em 1891e foi trazido pelo pai da aviação, o brasileiro Santos Dumont. Era um modelo Peugeot, motor Daimler, a gasolina, de 3,5 cv de potencia máxima, e dois cilindros em V.

Nenhum comentário:

Postar um comentário