terça-feira, 26 de agosto de 2014

CEEP de Jacobina apresenta projetos científicos desenvolvidos pelos estudantes

Os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães (CEEP) , no município de Jacobina, participam, na próxima quinta-feira (28/8), da III Feira de Ciências do CEEP, com a apresentação de dez projetos científicos. O evento, que acontece na própria unidade escolar, consiste na exposição pública de trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes, sempre com a orientação de um professor, envolvendo os cursos técnicos em Secretariado, Administração, Contabilidade, Comércio, Vendas, Manutenção em Informática, Computação Gráfica e Guia de Turismo.

“Durante o evento acontece uma troca de conhecimentos e informações entre alunos e o público visitante, tornando o Centro um local onde se vivencia a prática e a experimentação das ações e conhecimentos construídos no ambiente escolar, contribuindo para o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa dos estudantes”, disse Graciete de Oliveira Silva, diretora da unidade.

A coordenadora da III Feira de Ciências do CEEP Felicidade de Jesus Magalhães, a professora Zeniara Jatobá, destaca que adequar a prática pedagógica na busca do conhecimento por meio da pesquisa é “a chave do sucesso” para a contextualização educacional. “Com isso, os estudantes ficam mais comprometidos e se tornam multiplicadores de conhecimentos”, afirma, enumerando temas como depressão, câncer, tratamento da água e matemática financeira, que serviram de objetos de estudo.

“Desde a primeira edição da Feira participo do evento com o objetivo de adquirir experiência e conhecimento, além de prestar uma ajuda social à comunidade através dos projetos que desenvolvemos. Percebo que o evento está, a cada ano, mais evoluído, trazendo trabalhos muito interessantes. Tenho o maior orgulho de estudar nesse colégio”, declara o estudante Jean Rodrigues, 17 anos, estudante do curso técnico em Comércio.

Reconhecimento – O CEEP Felicidade de Jesus Magalhães integra o Território do Piemonte da Diamantina. Na I Feira de Ciências, em 2012, o projeto “Canteiro Bio- Séptico” foi selecionado para participar da II Feira de Ciências da Bahia e, após ser classificado, participou da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2013, em São Paulo, sendo também convidado a participar da Feira das Américas, em Quito, no Equador, e da 32ª Feira Estudantil, através da Rede Poc, em Aveiro, Portugal.

Ainda em 2013, dando margem às discussões sobre a inclusão e o respeito às diversidades étnico-raciais, o projeto interdisciplinar Ciganos, sujeitos de direitos foi exposto nas III Feciba, na Febrace 2014, na Mostra Brasileira de Ciências e Tecnologia (Mostratec) e na Expo Nacional Milset Brasil 2014. O projeto também recebeu credenciamento para participar do Foro Internacional de Ciência e Engenharia, no Chile.

Fonte: Portal da Educação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário