terça-feira, 19 de agosto de 2014

O sorteio eletrônico realizado pela Secretaria selecionou 3.776 candidatos para o segundo semestre


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, de 22 a 29 de agosto, a matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico da Educação Profissional para a forma de articulação subsequente (Prosub). O sorteio foi realizado em fevereiro deste ano. Foram contemplados, para o segundo semestre, 3.776 candidatos, jovens e trabalhadores que já haviam concluído o ensino médio e que, por meio do sorteio eletrônico, vão voltar às salas de aula para uma formação profissional. As aulas serão iniciadas no dia 1º de setembro.
 
Confira o resultado das inscrições por município

No total, o sorteio eletrônico ofertou 14.386 vagas para os dois semestres de 2014, distribuídas em 11 eixos tecnológicos de 47 cursos técnicos de nível médio, a exemplo de Análises Clínicas, Administração, Arte Dramática, Agroindústria, Agricultura, Biotecnologia, Contabilidade, Cozinha, Documentação Musical, Design de Artefatos de Couro, Enfermagem, Edificações, Eletromecânica, Eletroeletrônica, Informática, Nutrição e Dietética, Química, Logística, Segurança do Trabalho, Gerência em Saúde, Guia de Turismo, Meio Ambiente, Petroquímica, Saúde Bucal.

As 3.776 vagas deste período letivo correspondem a 110 turmas da capital e cidades do interior, a exemplo de: Camaçari, Catu, Cruz das Almas, Irecê, Ipirá, Ibotirama, Ilhéus, Jequié, Paulo Afonso e Simões Filho.

Matrículas - Para se matricular, os estudantes devem se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram no turno indicado na inscrição para o sorteio. É necessário levar cópia e original dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência e histórico escolar. Em caso de desistência, serão convocados os que ficaram no cadastro de reservas.

De acordo com o superintendente da Educação Profissional, Almerico Lima, a forma de articulação subsequente é uma das estratégias adotadas pelo Estado para ampliar a oferta de vagas visando à formação profissional de jovens e trabalhadores na capital e, também, no interior do Estado. “Escolhemos ofertar uma diversidade de modalidades e níveis da educação profissional porque os sujeitos que a demandam apresentam histórias educacionais diversas. No caso do Prosub, é a volta à escola de quem concluiu o ensino médio, não prosseguiu para o nível superior e quer ter uma oportunidade de adentrar ou se recolocar no mundo do trabalho como um técnico”, disse.

A Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia é a 2ª maior rede estadual  do Brasil, segundo o censo Inep/Mec. Atualmente conta com mais de 70 mil estudantes matriculados em cursos técnicos de nível médio.


Fonte: Secretaria da Educação da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário