terça-feira, 23 de setembro de 2014

23 de setembro: Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico

Nesta terça-feira (23/09), celebramos o dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico, conforme a Lei 11.940/2009, sancionada pelo vice-presidente da República, José Alencar Gomes da Silva, no exercício do cargo de Presidente da República. Mais que uma comemoração, a data marca um novo período da Educação Profissional e Tecnológica no país.  


Aqui na Bahia, a Rede Estadual de Educação Profissional vem mudando a realidade de jovens trabalhadores, ao garantir o acesso a cursos técnicos de nível médio e a cursos de qualificação profissional, e oportunizando a formação necessária para se beneficiar e atender as demandas do desenvolvimento socioeconômico dos seus locais de origem. Também promove uma educação pautada na ética, tendo o papel fundamental prover a escolarização, a formação técnica e a formação cidadã, ou seja, conhecimentos científico, tecnológicos e aqueles vinculados à consciência e diretos dos trabalhadores.

Bahia, segunda maior rede estadual em Educação Profissional do país

Hoje, a Rede conta com mais 70 mil matriculados e são ofertados mais de 80 cursos técnicos de nível médio e de formação inicial e continuada/qualificação profissional em diferentes realidades formas de articulação: Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio; Proeja Médio - Educação de Jovens e Adultos Integrada a Educação Profissional (técnico); Proeja Fundamental - Educação de Jovens e Adultos Integrada a Educação Profissional (qualificação profissional); e Subsequente (Prosub). Os jovens também tem a oportunidade de fazer um curso pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego 2014 (Pronatec).

Desde sua implantação, com a criação da Superintendência de Educação Profissional da Bahia (SUPROF), pelo Decreto Lei nº 10.955/2007, a Rede cresceu mais de 1.600%, fortalecendo-se como uma política pública prioritária de Estado. E com esse crescimento estabeleceu-se, segundo o Censo Escolar INEP/MEC de 2013, como a segunda maior rede do país, atrás apenas do estado de São Paulo. Para 2014, a meta é chegar ao final do ano com 80 mil matriculados, o equivalente a um crescimento de mais de 1.900%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário