quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Gestores da Educação Profissional concluem especialização em Turismo e Hospitalidade

Foto: Arquivo Pessoal
Gestores da Rede Estadual de Educação Profissional beneficiados com bolsas de pós-graduação pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), concluíram neste mês o curso de especialização em Turismo e Hospitalidade.  A formação, voltada para gestores da Educação Profissionais dos Sistemas Estaduais de Ensino, foi ministrada pelo Instituto Federal do Ceará. 

Com duração de 18 meses, carga-horária presencial e à distância, o curso abordou os seguintes temas: Teorias de Turismo, Patrimônio ambiental e cultural, Planejamento do Turismo, Marketing Político, entre outros.  Foram beneficiados gestores do CEEP em Turismo do Leste Baiano, em Santo Amaro; do CETEP do Litoral Sul, em Maraú e do CEEP em Logística, Transporte e Produção Industrial, em Ilhéus.

Adriane Witzel Bergamaschi, gestora do CETEP do Litoral Sul e beneficiada com a pós-graduação, destaca a importância desta qualificação para aprimorar e enriquecer o trabalho realizado no dia a dia. “Ao longo do curso tive a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre o turismo cientifico, leis e políticas públicas que o norteiam. Também ampliei minha compreensão sobre a importância do turismo para o desenvolvimento socioeconômico da região bem como os mecanismos para sua implantação e manutenção enquanto atrativo político. Já neste ano letivo pude contribuir com os professores que lecionam disciplinas dos cursos dos eixos de turismo, no direcionamento do planejamento, tornando mais dinâmico o ensino e a aprendizagem das teorias e práticas.”

Como trabalho de conclusão de curso, Adriane apresentou o artigo  “Metodologias necessárias para Implantação do Turismo de Base Comunitária nas áreas de remanescente quilombola de Maraú”. Além de abordar metodologias de implantação para o Turismo de Base Comunitária nas Comunidades Quilombola, a gestora analisou as condições do desenvolvimento do turismo em áreas remanescentes quilombolas e protegidas. “A ideia é tornar Maraú um destino turístico de base comunitária, reconhecido nacionalmente por boas práticas de conservação ambiental e valorização cultural. Além de apoiar a conservação e a preservação dos recursos culturais de Maraú/BA, por meio do desenvolvimento do turismo de base comunitária com envolvimento e integração da comunidade, trade e poder público, buscando a sustentabilidade da atividade turística e a qualidade de vida da comunidade local”.

Outras especializações – Pelo Instituto Federal do Paraná, em Curitiba, 15 gestores e técnicos da Superintendência de Educação Profissional, também concluíram a especialização para Gestores dos Sistemas Estaduais de Ensino, com bolsas concedidas pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). 

Atualmente, mais de 1400 professores da Rede Estadual de ensino estão participando da especialização inédita em Metodologia de Ensino para a Educação Profissional. A pós-graduação está sendo desenvolvida pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) como uma das metas do convênio firmado com a Secretaria da Educação do Estado por meio da Superintendência de Educação Profissional (SUPROF). Também por meio de convênio com a UNEB, 44 gestores estão sendo beneficiados no do curso de Especialização em Gestão da Educação Profissional e 35 gestores estão cursando a especialização em Trabalho, Educação e Desenvolvimento para Gestão em Educação Profissional pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). Além destes 4 gestores estão cursando Mestrado Profissional em Administração, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário