quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Projetos da Educação Profissional são apresentados no IV SENEPT em Minas Gerais

Sete projetos desenvolvidos por estudantes e professores do Centro Estadual de Educação Profissional Áureo de Oliveira Filho (CEEP), em Feira de Santana, e de suas unidades anexas, situadas em Candeias e Livramento de Nossa Senhora, foram selecionados para serem apresentados no IV SENEPT - Seminário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica que este ano traz como tema “50 anos do golpe civil-militar e 29 anos de redemocratização: caminhos e descaminhos da Educação Profissional e Tecnológica”.

O evento acontece de 15 a 17 de setembro, no Centro Federal de Educação Tecnológica, em Belo Horizonte, Minas Gerais (CEFET- Minas Gerais), e propicia o intercâmbio entre pesquisadores e estudantes que se dedicam as questões relativas à Ciência, Tecnologia, Educação Científica, Tecnológica e Profissional de todo país.

Dentre os projetos que serão apresentados por estudantes e professores do CEEP Áureo de Oliveira Filho estão: A importância da Logística da Década de 80, do curso técnico em Logística; A Educação Técnica Profissional no Brasil e a Contribuição das Políticas Públicas e o O Negro, a Educação Profissional e o Trabalho, ambos do curso técnico em Mineração; Da Sala de Aula ao Espaço da Oficina – Aproximando a Escola da Empresa e Associando o Educar ao Produzir!, do curso técnico em Manutenção Automotiva. Também foi selecionado o projeto elaborado pelo professor Evaldo de Oliveira Moraes intitulado “A Pesquisa como Mina do Saber e Fonte do Sabor em Ambientes de Aprendizagem do CEEP Áureo De Oliveira Filho”.

Da unidade anexa, situada no município de Livramento de Nossa Senhora será apresentado pelos professores Alexandre Custódio e Edite Caires, do curso técnico mineração, a pesquisa: Reflexões sobre as políticas públicas para a educação profissional no interior do Estado da Bahia. Já do outro anexo, localizado em Candeias, será apresentado o projeto Resgate Histórico, Identidade Cultural e Projeto de Vida: Novos Itinerários para a Formação Profissional, de autoria dos professores Cleberson Alves, Tais Almeida e Lucia machado, do curso Segurança do Trabalho e Mecânica.

Claudenir Moreira, diretor do CEEP Áureo Filho, afirma que a participação na SENEPT fortalece o trabalho realizado no dia a dia.  “Nos sentimos fortalecidos com o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos junto à equipe, além de termos a confirmação dos valores e referenciais de uma Educação Profissional que atende os anseios e as necessidades da sociedade, embasada numa concepção pedagógica diferenciada oferecida pela Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia”.

Hebert Rodrigues da Silva, estudante do curso técnico em Manutenção Automotiva e um dos autores do projeto “Da Sala de Aula ao Espaço da Oficina – Aproximando a Escola da Empresa e Associando o Educar ao Produzir”, comenta que a experiência veio a enriquecer sua formação. “O Centro nos traz grandes oportunidades e participar de um evento nacional é uma delas, pois terei a chance de me desenvolver profissionalmente e pessoalmente, com diferencial e enriquecendo meu currículo ao trocar experiências com os técnicos e profissionais presentes, participando das palestras e oficinas”.

O professor Evaldo Moraes, um dos orientadores, destaca a importância da iniciação científica no processo de ensino e aprendizagem. “Mergulhados no universo da pesquisa nossos estudantes são despertados e estimulados a desenvolverem a produção científica para, reinventarem, projetos novos e inovadores, os quais modificarão a sua visão de mundo, abrirão as portas a premiações, oportunizando obter relevantes mudanças em seus currículos, performance em público, evolução da visão e reflexão crítica sobre o ato de ler e estudar, num agir pelas observações até então não vistas ou notadas por eles”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário