quinta-feira, 25 de setembro de 2014

V Encontro Estudantil do Eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer reúne estudantes da Educação Profissional em Ilhéus

Mais de 500 estudantes estiveram reunidos em Ilhéus para participar do V Encontro Estudantil do Eixo Turismo, Hospitalidade e Lazer da Rede Estadual de Educação Profissional “O Turismo na História de Ilhéus”. O encontro oportunizou o intercâmbio entre estudantes e profissionais experientes do mundo do trabalho, além de ampliarem seus conhecimentos sobre a relevância do turismo, especificamente, da cidade de Ilhéus e do Território de Identidade Litoral Sul do ponto de vista social, econômico e ambiental para o fortalecimento do desenvolvimento do Estado da Bahia.

Os anfritões do evento, estudantes dos cursos técnicos em Guia de Turismo, Hospedagem e Serviços de Restaurante e Bar do Centro Estadual de Educação Profissional em Logística, Transporte e Produção Industrial (CEEP),  recepcionaram colegas oriundos de diferentes cursos, Centros e unidades da Rede Estadual de Educação Profissional, entre eles - cursos técnicos em Guia de Turismo e Hospedagem do Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul (CETEP), em Maraú, e do CEEP em Turismo do Centro Baiano Oliveira Maciel, em Seabra; curso técnico em Guia de Turismo e qualificação profissional em Turismo e Hospitalidade do Colégio Estadual de Una;  curso técnico em Guia de Turismo e Hospedagem, do Colégio Estadual Governador Lomanto Junior, em Salvador;  cursos técnicos em Cozinha, Eventos, Guia de Turismo e Hospedagem, do CEEP em Turismo do Leste Baiano; curso técnico em Guia de Turismo, do CEEP em Gestão e Negócios do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães, em Jacobina.

A programação envolveu palestras dentre elas sobre o turismo e o desenvolvimento Local de Ilhéus e a atuação profissional no mundo do trabalho. Houve também apresentações de música erudita e culturais de artistas da região, além de oficinas sobre os seguintes temas: Preparo de Mesas e Buffet, Artesanato, Preparo de Iogurte, Decorações. Além dos minicursos: Guia de Turismo - O Profissional e a Profissão, Meios de Hospedagem em Ilhéus, Painel do Turista, Escultura em Frutas, Gastronomia e Técnicas de Corte e Aproveitamento de Alimentos, Escultura em Toalhas, Turismo Rural, Alimentos e Bebidas.

Projetos desenvolvidos pelos estudantes também foram destaques no evento. Vanderson Silva dos Santos, 20, estudante do curso técnico em Guia de Turismo, do CETEP do Litoral Sul, em Maraú, ressaltou a importância do evento por aprender mais sobre o turismo na Bahia, e também por conhecer e apresentar trabalhos desenvolvidos em sala de aula. “Trocamos várias idéias sobre a realidade do turismo no Recôncavo, na Chapada Diamantina um intercâmbio muito proveitoso. Eu e outros colegas apresentamos o projeto Oportunidade de negócios na Península de Maraú, que oportuniza a divulgação sobre os empreendimentos turísticos existentes, incentivando a ampliação dos negócios locais e atraindo novos investidores para a geração de mais emprego e renda para nosso Território.”

As delegações também participaram de um City Tour, visita guiada pelos estudantes dos cursos técnicos em Guia de Turismo, Hospedagem e Serviços de Restaurante e Bar do CEEP em Logística, Transporte e Produção Industrial, onde puderam conhecer pontos históricos de Ilhéus, dentre eles: o Teatro Municipal de Ilhéus, a Casa de Jorge Amado, o Circuito de Memórias e o Balneário do Tororomba. “Ampliei minhas visões sobre turismo, ao visitar uma cidade histórica e que possui outros potenciais turísticos quando comparado com a minha cidade, Seabra, que fica na Chapada Diamantina”, disse Maria Clara Ferreira, estudante do curso técnico em Hospedagem, do CEEP em Turismo do Centro Baiano Oliveira Maciel, em Seabra.

O evento foi encerrado nesta quinta-feira (dia 25/09), com a Conferência “Empreender- Turismo/Sentido de Empreender e apresentações culturais realizadas pelos estudantes visitantes a exemplo do Cucumbi, dança que retrata a luta negra pela sobrevivência ao ilustrar um rito de passagem da puberdade e da fertilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário