terça-feira, 21 de outubro de 2014

Estudantes da Educação Profissional apresentam projetos para I Mostra de Educação Profissional

Os estudantes dos Centros Territoriais e Estaduais da Educação Profissional dos Territórios de Identidade Itaparica e Piemonte Norte do Itapicuru estão realizando a etapa territorial da I Mostra de Educação Profissional da Bahia. A etapa territorial reúne projetos de tecnologia social e intervenção social que serão selecionados, por eixo tecnológico, para serem apresentados na I Mostra da Rede Estadual de Educação Profissional que acontece de 28 a 30 de outubro, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Hoje (dia 21/10), até às 17h, acontece a etapa territorial da I Mostra de  Educação Profissional no Território de Identidade Itaparica que está tendo como anfitrião o Centro Territorial de Educação Profissional de Itaparica I (CETEP), em Paulo Afonso e reúne projetos do CETEP de Itaparica II Wilson Pereira, que também fica em Paulo Afonso.  

Dentre os projetos apresentados está “Construção Verde”, idealizado por estudantes do curso técnico em Desenho da Construção Civil, do CETEP de Itaparica II Wilson Pereira. O projeto consiste em demonstrar alternativas sustentáveis para construções arquitetônicas. Para isso, os estudantes utilizaram uma maquete para ilustrar como telhados de cerâmica ou laje podem ser adaptados para um telhado verde sustentável, confeccionado com gramado vivo.  

“Podemos desenvolver este experimento utilizando gramado vivo ou plantas locais mais resistentes à chuva e à estiagem. As plantas absorvem tanto o gás carbônico da atmosfera quanto a radiação solar, diminuindo a incidência do calor no ambiente e assim mantendo temperatura agradável. Os benefícios são grandes tanto para o consumidor quanto para o meio ambiente, pois estamos reduzindo o uso excessivo de ventiladores e ar condicionado e, consequentemente reduzindo gastos com a conta de energia”, explicou o estudante Lucas Alberto Lopes Lira, 16.

Amanhã (dia 22/10), das 8h às 17h, será realizada na Praça do Centro, em Senhor do Bonfim, a etapa territorial do Piemonte Norte do Itapicuru. Serão apresentados projetos do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Tancredo Neves (CEEP), em Senhor do Bonfim; do CETEP do Piemonte do Itapicuru, em Jaguarari e das unidades compartilhadas Colégio Estadual de Adorinha, em Andorinha, e Colégio Estadual Polivalente Professor Roberto Santos, em Campo Formoso, ambos anexos do CETEP do Piemonte do Norte do Itapicuru. 

Quem visitar esta etapa territorial poderá aprender um pouco mais com os projetos desenvolvidos pelos estudantes do curso técnico em Agropecuária do CETEP Piemonte Norte do Itapicuru, em Jaguarari. Entre estes, um projeto sobre a reutilização de águas cinzas, aquelas que são descartadas na lavagem de louças ou no banho, para a irrigação das hortaliças e fruteiras. “Nossos estudantes estão sendo formados para ter uma consciência sustentável sobre a importância de preservar o meio ambiente. Simples ações, a exemplo do reuso de águas cinzas como alternativa para a produção de alimentos em pequenas propriedades do semi-árido nordestino oportuniza baixo custo de implantação, incrementação na alimentação e evita o desperdício com os recursos naturais”, explicou Luiz Eduardo Pereira de Carvalho, professor orientador do projeto.

Outras etapas- Na última quinta-feira (dia 16/10), mais de 200 pessoas prestigiaram os projetos apresentados durante a etapa territorial da I Mostra da Educação Profissional da Região Metropolitana de Salvador. O evento aconteceu no CEEP em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaías Alves, que fica no Barbalho, e reuniu projetos do CEEP em Gestão Severino Vieira; do CEEP em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira; do Colégio Estadual Thales de Azevedo; do CETEP da RMS; do CEEP em Saúde Anísio Teixeira; do CEEP em Saúde e Tecnologia da Informação Carlos Correa de Santana Menezes; do CEEP Bahia, todos situados em Salvador.

Na sexta-feira (dia 17/10), foi a vez das etapas territoriais dos Territórios de Identidade Recôncavo, sendo realizado no CETEP do Recôncavo, em Santo Antonio de Jesus e do Vale do Jiquiriça, que aconteceu no CEEP em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, em Jaguaquara

Nenhum comentário:

Postar um comentário