sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Estudantes de Queimadas realizam I Mostra de Projetos Sustentáveis

Foto: Arquivo Unidade Escolar
Engajados na luta por um mundo mais sustentável, estudantes dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, do Colégio Estadual Santa Bernadete, em Queimadas, realizaram nesta semana a I Mostra de Projetos Sustentáveis do Colégio Estadual Santa Bernadete - CESB. Na oportunidade, eles ressaltaram a importância de realizar ações de cuidado e proteção com os recursos naturais e mostraram que estão sendo preparados para uma atuação sustentável no mundo do trabalho.

Diego Barbosa Lima, 15, estudante do curso técnico em Meio Ambiente, destacou a importância de conscientizar a comunidade sobre ações que parecem simples, mas trazem grandes benefícios para o planeta. “A reciclagem, por exemplo, tem gente que não valoriza, não sabe nem o que é. Ressaltei na minha fala o quanto ela é importante. Um vasinho de manteiga, pote de iogurte, aquele jornal velho tem utilidade. Se cada um faz a sua parte, podemos salvar o planeta. Precisamos ampliar nossa visão sobre o que é lixo. Aqui, na escola estamos firme fazendo esta campanha e também realizando junto a comunidade,” disse.  

Sara Oliveira, orientadora da atividade, comenta que a ação pedagógica contribui para que a comunidade estudantil compreenda a necessidade de adotar práticas sustentáveis no cotidiano. “No processo de construção do conhecimento, a comunidade estudantil amadurece enquanto estudantes e seres humanos. Eles tomam consciência o quanto é necessário realizar ações de cuidado com meio ambiente e levam estas informações para a comunidade como uma prática cotidiana”.  


Foto: Arquivo Unidade Escolar

"Quem visitou a I Mostra de Projetos Sustentáveis  pode conhecer diversos projetos desenvolvidos  que demonstram o conhecimento que vem sendo construído pelos estudantes ao longo do curso. Chamou-nos a atenção como alguns projetos estavam articulados um ao outro para complementá-los, apesar de serem projetos distintos. Citamos como exemplo o projeto do biodigestor que foi apresentado não somente como uma fonte de energia renovável e sustentável que se alimentaria dos restos orgânicos (biomassa), mas também como uma tecnologia que auxiliaria no projeto da horta verão e do projeto da farmácia viva com o biofertilizante, ou seja com a sobra da biomassa após o processo de produção do biogás, além disso o biogás poderá ser utilizado no projeto de irrigação. Esse exemplo mostra o desenho da elaboração de um sistema de gestão ambiental, que pode ser aplicado também em residências e em propriedades rurais, e esta é uma das atribuições do Técnico em Meio Ambiente. Vemos, portanto que a Educação Profissional da Bahia em Queimadas já está contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Território do Sisal”, avaliou a professora Neivia Lima, coordenadora da Assessoria de Informações Estratégicas da Superintendência de Educação Profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário