quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Culinária Nordestina é tema de atividade realizada por estudantes do Pronatec em Santo Amaro

Iguarias da culinária nordestina estão sendo apresentadas durante a I Semana de Culinária realizada por estudantes do curso de Auxiliar de Cozinha, da Rede Estadual de Educação. O curso é ofertado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) e está sendo ministrado pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Leste Baiano (CEEP), em Santo Amaro. A atividade, voltada para a comunidade estudantil, acontece no próprio Centro, das 19h às 22h e será encerrada amanhã (dia 28/11).


A atividade, resultado dos conhecimentos construídos por meio da disciplina História e Cultura da Gastronomia ministrada pela professora Débora Marinho, está oportunizando aos estudantes compreenderem o processo histórico que envolve a gastronomia, além de colocarem em prática conhecimentos teóricos. “Durante o curso, eles não só aprendem manusear, cortar e preparar um prato. São chamados a reaprenderem a história voltada as culturas gastronômicas, seja regionais ou internacionais, além de refletirem sobre a história da gastronomia desde o homem das cavernas até sua evolução”, explicou.

Na I Semana de Culinária os estudantes apresentaram vários pratos, dentre eles: Torta de macaxeira; Efó – caruru de folha elaborado com Língua de Vaca ou Tarioba e o Baião de Dois. E, para produzi-los, aplicaram técnicas, dentre elas: mise place, que consiste em separar todos os ingredientes que serão utilizados na receita, já pesados e medidos, até a sua execução; higiene e manipulação das bancas, equipamentos e matéria-prima; cortes dos alimentos; postura do profissional no ambiente de trabalho.

Lizandra Silva de Jesus, 19, estudante do Colégio Estadual Teodoro Sampaio, conta que o curso está enriquecendo seus conhecimentos e que já decidiu seguir carreira na área. “As aulas têm sido muito proveitosas, pois estou aprendendo a elaborar diferentes pratos, aplicando diferentes técnicas de manuseio para que o alimento não seja somente belo, mas saudável para o homem. Eu também já decidi que quero fazer faculdade para Nutrição, o curso foi fundamental na tomada desta decisão”.

Mais informações sobre o curso- Com duração de 300 horas, o curso tem período de três meses, com aulas ministradas no turno oposto ao qual o estudante estava matriculado. No período do curso, eles aprendem a preparar alimentos e organizar a cozinhar. Realizar higienização, cortes, congelamento, armazenamento e conservação adequada de frutas, verduras, carnes, aves, peixes, crustáceos e frutos do mar. Além de compreenderem como preparar molhos, massas, cremes e guarnições. Também tem o papel de zelar a higiene e limpeza da cozinha, observando normas sanitárias e de saúde e segurança no trabalho. Saiba mais sobre outros cursos, acesse o Guia de Pronatec de cursos FIC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário