quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Dirigentes da Educação Profissional da Bahia participam da segunda edição da Conferência Nacional da Educação

Foto: Abertura do evento com
Presidenta Dilma Roussef
Divulgação
/ facebook.com/Conae2014
O professor Almerico Lima, superintendente de Educação Profissional, participa da segunda edição da Conferência Nacional da Educação que iniciou ontem  (dia 19/11), às 19h, e prossegue até domingo (dia 23/11), em Brasília, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Ele irá apresentar suas contribuições como palestrante no colóquio “Política de expansão da Educação Profissional, Técnica e Tecnológica, participação social e desenvolvimento nacional”, que acontece amanhã (dia 21/11), das 16h às 18h, também no CICB.

Também participam do evento a diretora de Projetos da Educação Profissional, professora Cristina Kavalkievicz, enquanto delegada, além de gestores de diferentes Centros Territoriais e Estaduais da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia e de Diretoriais Regionais de Educação (Direc’s).

Foto: CONAE 2014
Este ano a conferência terá como tema central “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.  Acompanhe notícias da CONAE 2014. Acesse o site.

Durante a CONAE, que possui caráter deliberativo, será apresentado um conjunto de propostas que subsidiará a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.

O professor Almerico Lima, superintendente da Educação Profissional, destaca que a CONAE é uma grande experiência de democratização e participação popular nas políticas públicas. “Nela, os beneficiários (estudantes, trabalhadores, pais, movimentos sociais) tem a possibilidade de discutir com quem ensina, executa e faz a gestão, concepções, objetivos, métodos, metas, programas, financiamento e processos de formulação, acompanhamento e avaliação de todas as etapas e modalidades da educação. A Educação Profissional da Bahia, que adquiriu destaque nos últimos anos é uma destas políticas que precisamos aprofundar, pois se tem muito avanço, também tem problemas e questões a resolver. Tenho a honra de ter sido indicado como palestrante por três entidades diferentes (a Central Única dos Trabalhadores, pela SETEC/MEC e pelo CONSED) e abordarei os diferentes olhares e perspectivas que o olhar de gestor, pesquisador e militante da educação pode ter sobre tais questões."

Ana Maria Oliveira de Souza, diretora da Direc-6 Ilhéus, fala sobre a importância de participar do evento. “Estaremos contribuindo, por meio da participação social, no debate sobre o Plano Nacional de Educação e a conferência é uma ferramenta fundamental no processo de consolidação de uma educação de qualidade para nosso Brasil. Nós, enquanto educadores, teremos um papel importante ao retornar para nosso estado e município em continuar trabalhando por uma educação mais significativa e plena para todos”, disse.

Mais informações sobre a CONAE- A CONAE/2014 é precedida por etapas preparatórias, compreendidas em conferências livres e conferências ordinárias municipais e/ou intermunicipais, estaduais e do Distrito Federal, sendo todas estas atividades realizadas até o final de 2013. O objetivo é garantir a participação da sociedade nas discussões pertinentes à melhoria da educação nacional. Nesses eventos, portanto, os espaços de discussão são abertos à colaboração de todos — profissionais da educação, gestores educacionais, estudantes, pais, entidades sindicais, científicas, movimentos sociais e conselhos de educação, entre outros.


Com informações CONAE 2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário