sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Estudantes da Educação Profissional de Itabuna apresentam iguarias da culinária mundial no V Festival Gastronômico

Foto: Arquivo CEEP
Sabores do Mundo é o tema do V Festival Gastronômico que este ano apresenta as iguarias da culinária mundial. O evento é realizado por estudantes do curso técnico em Nutrição e Dietética do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (CEEP), em Itabuna, e acontece hoje (dia 21/11), às 18h, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).
O objetivo é oportunizar a comunidade estudantil o conhecimento da identidade cultural de outros países, promover a valorização da gastronomia, identificar hábitos alimentares culturas distintas, além de oportunizar a aplicação de aplicar técnicas de preparo e manuseio dos alimentos.

Nesta quinta edição, serão apresentados pratos de nove países, que são: Arroz Portenho - Argentina; Paella – Espanha; Sarapatel à Moda do Centro – Inglaterra; Bacalhau Provençal- França; Quesadilhas de Frango- México; Rondele de Carne – Itália; Estofado Uruguaio- Uruguai; Sushi Repaginado – Japão e Bisteca ao Molho de Manga- Alemanha.

Os estudantes estarão vestidos a caráter para identificar os países que representam. Eles também irão realizar apresentações de dança. A equipe “França” irá apresentar Cancan, dança francesa que valoriza por meio do ritmo, movimentos corporais e de expressões faciais do artista.

Eles serão avaliados por uma comissão julgadora composta por representantes culturais e da saúde de instituições públicas e privadas do município, com  a função de degustar e avaliar as iguarias apresentadas. A avaliação consiste nos seguintes critérios: habilidades de organização, originalidade e técnicas de preparação dos alimentos.

A professora Débora Silva Oliveira, uma das organizadoras da atividade e articuladora do curso técnico em Nutrição e Dietética, destaca o grande aprendizado possibilitado por meio da ação. “Eles mudam as suas percepções sobre a cultura dos países, além de mostrarem para o público a formação que recebem ao alinhar teoria a prática”.

O Festival envolve os conhecimentos de diferentes disciplinas específicas do curso técnico em Nutrição e Dietética, a exemplo de: Métodos e Técnicas de Preparo de Alimentos, Higiene de Alimentos e Gestão em Unidade de Alimentação e Nutrição. “Nestas disciplinas os estudantes compreendem diferentes técnicas utilizadas no preparo dos alimentos, a exemplo da cocção, que utiliza o calor seco ou calor úmido no preparo do prato; também citamos os indicadores de alimentos per capita, que contabiliza a quantidade de alimento necessária para o preparo de uma determinada iguaria por pessoa. No processo de ensino aprendizagem eles aprimoram seus conhecimentos sobre as técnicas de segurança alimentar, que consiste no preparo de alimentos seguros evitando riscos e contaminação microbiológica ao ser humano,” explicou a professora.

Michael Marinho Carvalho, 19, estudante do curso técnico em Nutrição e Dietética, conta que a cada ano a responsabilidade se torna maior. “Sempre estamos preocupados em aperfeiçoar o festival de forma atrativa, trazendo mais informações para o povo de Itabuna sobre a cultura de locais distintos e alertando a importância que se deve ter com o preparo dos nossos alimentos, conseqüentemente, evitando males à saúde”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário