sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Estudantes da Educação Profissional celebram o Novembro Negro

Foto: Divulgação/ Jacobina
Uma série de atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra, celebrado ontem (20/11) estão marcando as comemorações do Novembro Negro realizadas pelos estudantes da Educação Profissional da capital e do interior. São apresentações culturais, palestras e oficinas, ministradas pelos próprios estudantes e por profissionais da região, com objetivo de estimular a reflexão sobre a cultura afro-brasileira e a luta contra o preconceito e discriminação etno-racial na sociedade.




Foto: Divulgação/ Seabra 

Os estudantes dos cursos técnicos em Administração, Contabilidade, Guia de Turismo, Hospedagem e Serviços de Restaurante e Bar do Centro Estadual de Educação Profissional em Turismo do Centro Baiano Letice Oliveira Maciel (CEEP), em Seabra, realizam até hoje (dia 21/11), às 22h,  o  “NovemBráfrica”, cujo objetivo é refletir e  discutir a história da música contemporânea afrodescendente na América do Norte, no Brasil e sua influência na cultura afro-brasileira.  Para isso, os estudantes estarão realizando exposições de instrumentos musicais, capas de LP’s e apreciação de ritmos afros americanos.

Também irão ministrar oficinas sobre: técnicas de percussão, uso de plantas medicinais nos rituais e estética afro - penteado afro e arrumação de turbantes.  Além da exibição de filmes nacionais, a exemplo de: Cadilac Records e Jardim das Folhas Sagradas, e exposições de telas confeccionadas pelos estudantes inspiradas pela obra de Carybé e Heitor Prazeres.

Foto: Divulgação 
Em Santo Amaro, os estudantes do CEEP em Turismo do Leste Baiano, realizam na próxima quinta-feira (dia 27/11), das 8h às 12h, no próprio Centro, o seminário “Mães de Santo: mães da vida - a representação feminina nos terreiros de candomblé”.

Outras atividades- Outros Centros de Educação Profissional também promoveram atividades alusivas nesta semana. No Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Norte e Agreste Baiano (CETEP), em Alagoinhas, estudantes dos cursos técnicos em Análises Clínicas, Enfermagem, Edificações, Informática, Meio Ambiente, Restaurante e Bar, Segurança do Trabalho e Desenho da Construção Civil promoveram de segunda-feira (17/11) até ontem (dia 20/11), no próprio Centro, o I Simpósio da Consciência Negra “Entre a alteridade e a valorização do outro”.

Dentre as atividades que constam na programação tiveram mais de 30 minicursos ministrados por profissionais da UFBA, da UEFS, da UNEB e do IFBaiano, alguns abordaram as seguintes temáticas: estudo étnico nas ciências exatas e biológicas; Ubuntu- a filosofia e o software, onde falaram sobre programa baseado no Linux criado a partir de uma filosofia africana, a qual prega que toda criação deve favorecer a comunidade; sustentabilidade ambiental e tradições culturais nas comunidades quilombolas do Catuzinho e de Boa União, situadas no município de Alagoinhas; anemia falciforme- incidência da doença frente a população negra; hipertensão na comunidade negra; cultura afro no contexto da promoção de práticas alimentares saudáveis.

A professora Daniela Rúbia, uma das organizadoras da atividade, destacou que a atividade oportuniza a comunidade estudantil a vivenciarem e refletirem sobre situações que remetem ao preconceito étnico e racial vivenciando por grande parte da população brasileira. “Nossa intenção foi promover, por meio de minicursos, discussões variadas dentro das temáticas, que normalmente são restritamente acadêmicas, para o ambiente escolar. Assim, estaremos ampliando o conhecimento dos nossos estudantes para que possam agir enquanto multiplicadores na luta contra preconceito racial”.

Foto: Oficina de Make
Os estudantes dos cursos técnicos em Comércio, Administração, Contabilidade, Secretariado, Vendas, Guia de Turismo, Manutenção e Suporte em Informática, Computação Gráfica, do CEEP em Gestão e Negócios do Centro Baiano Professora Felicidade de Jesus Magalhães, em Jacobina, realizaram de terça-feira (18/11) a quinta-feira (dia 20/11), desfile e escolha da beleza negra; apresentação de receitas caseiras; apresentações musicais e coreografia afro; degustação de comidas típicas da culinária afro a exemplo da acarajé e oficinas de penteado e maquiagem afro, que resultaram na produção de um vídeo sobre beleza.
  
Em Salvador, os estudantes do curso técnico em Administração, do Colégio Estadual Professora Noêmia Rego, apresentam, também, ontem (dia 20/11), o projeto “Vozes no Silêncio”, que reúne apresentações musicais e teatrais, oficinas de grafismo africano e estamparia, além de diversas palestras voltadas para questões étnicas. A professora Patrícia Cruz, uma das orientadoras da atividade, explica que a ideia foi ressaltar, por meio destas ações, a importância da valorização da cultura negra dentro da escola. “Nossos estudantes estarão criando espaços para realizar manifestações artísticas que proporcionem a reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores culturais negros pertencentes a nossa sociedade. É uma atividade que apresenta a escola cumprindo seu papel de oportunizar a reflexão crítica sobre os valores culturais, sociais, atitudinais, a exemplo da ética, solidariedade, respeito, cidadania.”
Foto: Desfile de
moda/ CETEP do Sisal,
Serrinha

Também em Salvador, os estudantes do CEEP em Gestão Severino Vieira, fizeram apresentações sobre a temática. Em Ilhéus, os estudantes do CEEP Álvaro Melo Vieira Filho, expuseram iguarias da culinária africana, realizaram apresentações de dança e teatral. No CETEP do Sisal, em Serrinha, a participação no desfile Beleza Negra, realizado pela Secretaria de Cultura do município, resultou na premiação em 1º lugar da estudante Dejaline Damasceno, do curso técnico em Administração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário