terça-feira, 25 de novembro de 2014

Estudantes de Maragogipe promovem Workshop sobre Educação Profissional e Desenvolvimento Regional

Os estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária, Turismo e Segurança do Trabalho do Centro Estadual de Educação Profissional do Vale do Paraguaçu (CEEP), em Maragogipe, realizam amanhã (dia 26/11), o I Workshop que traz como tema “Educação Profissional e Desenvolvimento Regional: ações e perspectivas”. O evento, aberto ao público, acontece das 8h às 12h, na Fundação Vovó do Mangue. 

O Worshop tem como objetivo expor à comunidade local as atividades e ações realizadas pelos estudantes nos diferentes cursos ofertados no Centro, além de promover a reflexão e debate sobre a importância da Educação Profissional para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Território de Identidade do Recôncavo.

Constam na programação, palestras ministradas por profissionais do próprio Território, que irão relatar suas experiências no mundo do trabalho, enfatizando as perspectivas e possibilidades de atuação dos futuros técnicos de nível médio nos seus locais de origem. Também haverá palestra sobre a atuação do técnico em Logística, novo curso a ser ofertado pelo CEEP para o ano letivo de 2015. 

Claudiana Rodrigo da Conceição Noronha, 37, estudante do curso técnico em Segurança do Trabalho, destaca a importância do evento por levar ainda mais informações à comunidade sobre os benefícios da Educação Profissional. “Antes não tínhamos a oportunidade de nos qualificar. Agora isso é possível e temos cursos que atendem as demandas das instituições públicas e privadas aqui instaladas. Também, com a nossa qualificação, outras podem até vir trazer mais oportunidade de emprego para nosso povo. Mudamos nossa visão de mundo sobre a vida e as possibilidades de atuação enquanto futuros técnicos de nível médio, podendo até ser dono do nosso próprio negócio”.

Apresentações- Os estudantes do curso técnico em Turismo irão apresentar o projeto “Uso de embarcações como alternativas de transporte e geração de renda para as comunidades tradicionais ribeirinhas”. A ideia é mostrar que estas embarcações podem ter outra utilidade, sendo meio de transporte para turistas que queiram conhecer o Rio Paraguaçu.

A turma do curso técnico em Agropecuária irá apresentar o projeto “Criação de um Saf- sistema agroflorestal”, para demonstrar formas de uso ou manejo da terra, onde são cultivadas espécies de árvores frutíferas ou madeireiras, com criação de animais, paralelamente ou esporadicamente. Também irão ressaltar as principais vantagens deste sistema para agricultura convencional e a recuperação dos solos. A ideia é que este sistema seja aplicado pelos estudantes no próprio Centro, cultivando mandioca e árvores frutíferas que servirão de complemento na merenda escolar. 

Já os estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho irão apresentar relatos das visitas técnicas realizadas no decorrer do ano em instituições instaladas no Território, destacando a importância dos Equipamentos de Proteção Individual - EPI para segurança do trabalhador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário