quarta-feira, 26 de novembro de 2014

I Semana de Agropecuária é realizada por estudantes do CETEP de Irecê

Foto: CETEP Irecê
Estudantes do curso técnico em Agropecuária, do Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê (CETEP), realizam até sexta-feira (dia 28/11), das 7h30 às 12h, a I Semana de Agropecuária (I SEMAGRO) marcada por diferentes eventos, dentre eles: a I Exposição técnico-científica, a I Gincana, o I Encontro de Egressos, além de palestras.

Consta na programação que as palestras, ministradas por profissionais do Território, foram iniciadas ontem (dia 25/11), e tiveram como tema: Agricultura Sustentável; Importância da Produção de Trabalhos Científicos e de Intervenção Social na Educação Profissional; Prática da Irrigação no Território de Irecê. As palestras serão retomadas na quinta-feira (dia 27/11), tendo como tema: Manejo alimentar animal no semiárido; Meliponicultura- criação racional de abelhas nativas.

Hoje (dia 26/11) e amanhã (dia 27/11),  será realizada a I Exposição técnico - cientifica, onde os estudantes irão expor tecnologias sociais de baixo custo desenvolvidas em benefício dos agricultores familiares, a exemplo da Chocadeira Ecológica. Confeccionada com um tanquinho de lavar roupa, duas lâmpadas incandescentes de 70 watts, 01 termostato e dois bocais, ela funciona como uma incubadora de ovos de galinha, de cordona, possibilitando um aumento na renda do pequeno agricultor. Também serão apresentados experimentos voltados ao melhoramento do cultivo e da produção de culturas de sequeiros, a exemplo do milho, do feijão, da mamona e outros.

Ainda hoje (dia 26/11), acontecerá a I Gincana, cujo objetivo é integrar os estudantes dos diferentes turnos e oportunizá-los a colocar em prática os conhecimentos construídos ao longo do ano letivo.  Estarão sendo realizadas diferentes provas nas seguintes áreas de interesse: cultural - apresentação teatral sobre a convivência com a seca; social - arrecadação de cupons fiscais para doar a APAE; ambiental - arrecadação de materiais recicláveis e doação à Cooperativa de Reciclagem de Irecê; histórica – organização do I Encontro dos Ex-alunos, desde a organização do espaço à distribuição de convites para egressos.

Davidson Lima Aguiar, 17, estudante do curso técnico em Agropecuária, diz que o evento está oportunizando a troca de ideias entre colegas e profissionais mais experientes. “Foram dias de pesquisa, estudo e dedicação para que pudéssemos desfrutar desta I Semana de Agropecuária recheada de novos conhecimentos para mim e para meus colegas. Nosso empenho foi essencial para o sucesso da atividade. Até sexta, novas descobertas teremos, com certeza”, disse entusiasmado.

O evento será encerrado na sexta-feira (dia 28/11), às 12h30, com o I Encontro de Egressos, que irão apresentar suas experiências no mundo do trabalho. “Estarão reunidos estudantes da antiga Escola de Agricultura da Região de Irecê, a ESAGRI, transformada em 2009, no nosso Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê. Como, atualmente, temos muitos jovens no curso de Agropecuária, esperamos fazer com que tenham mais referências profissionais, conheçam a história da instituição e sua relevância para a Região”, explicou o professor Carlos Ney, vice-diretor do mundo do trabalho.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário