quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Secretaria realiza sorteio para mais de 13mil vagas da Educação Profissional

Foto: Danielle, estudante
 contemplada/
Arquivo SUPROF
Danielle Cerqueira da Cunha Conceição, 25, moradora do bairro de São Marcos, em Salvador, foi uma das contempladas no sorteio eletrônico dos cursos técnicos de nível médio da Rede Estadual de Educação Profissional. Nesta edição, foram registradas 61.887 inscrições de jovens e trabalhadores, que assim como Danielle, querem voltar à escola para fazer um curso técnico com a qualificação necessária para adentrar no mundo do trabalho.  O sorteio foi realizado na última terça-feira (dia 25/11), no Instituto Anísio Teixeira, situado na Avenida Paralela, em Salvador. Confira lista de contemplados aqui ou no Portal da Educação

Para o ano letivo de 2015, foram ofertadas 13.395 vagas para os Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, e respectivos anexos, na capital e interior. A oferta contemplou 48 cursos técnicos de nível médio, dentre eles: Análises Clínicas, Administração, Agroindústria, Agricultura, Biotecnologia, Contabilidade, Documentação Musical, Desenho da Construção Civil, Enfermagem, Edificações, Eletromecânica, Eletroeletrônica, Informática, Nutrição e Dietética, Química e Logística. E os cursos serão realizados em 68 Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, e 15 anexos, localizados em 69 municípios dos 27 Territórios de Identidade
Foto: Claudionor Jr. Ascom/
Educação

A jovem acompanhou a realização do sorteio e ficou muito feliz e satisfeita com o resultado. Ela irá cursar o técnico em Nutrição e Dietética, no CEEP Bahia, localizado no bairro de Água de Meninos, na capital baiana, e considera este o início de um novo momento em sua vida. “Tive a oportunidade de cursar o técnico em Enfermagem, em instituição privada como bolsista integral, mas percebi que não tinha vocação para a área. Fiquei muita angustiada e com sentimento de culpa, sem saber o que iria fazer da minha vida profissional. Soube da inscrição para o sorteio por meio de uma amiga. Corri, fui a uma lan house, e efetivei minha inscrição. Agora é esperar o ano letivo começar e me dedicar aos estudos. Com certeza esta é uma nova oportunidade para mim e para os colegas que foram contemplados,” comemora.


Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação 
Estiveram presentes no sorteio estudantes, pais, mães e professores, além de representantes de órgãos controladores do Estado, dentre eles: Sérgio Armando Diniz, do Conselho Estadual de Educação; Antonio Sérgio Miranda, da Procuradoria Geral do Estado; Paulo Sergio Pacheco Figueiredo, do Tribunal de Contas do Estado e Cátia Ramos, do Instituto Anísio Teixeira (IAT). A comunidade do interior também pode acompanhar o sorteio por meio de por videoconferência transmitida para os Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) das Diretoriais Regionais de Educação (Direc’s).

Matrícula- A matrícula para os contemplados no sorteio eletrônico ocorrerá de 09 a 11 de março de 2015. Os contemplados deverão se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram, no turno para o qual pleiteou a vaga. No ato da matrícula, devem ser apresentadas cópias e originais dos seguintes documentos: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência e histórico escolar.

Só serão aceitos Atestados de Conclusão de cursos para os alunos concluintes do ensino médio no ano letivo de 2014. O início das aulas está programado para 16 de março de 2015, conforme calendário letivo da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Todos os candidatos inscritos foram sorteados e classificados. Mas só serão convocados para matrícula, os classificados de acordo com o número de vagas ofertadas para cada centro. Os candidatos contemplados no sorteio eletrônico para os cursos no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, ofertados pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, passarão por um teste de habilidade específica. O teste, de caráter eliminatório, será aplicado no próprio Centro durante o período de matrícula. Os estudantes já deverão se dirigir ao Centro com os documentos necessários, pois se aprovados no teste de habilidade específica efetivarão a matricula imediatamente após o teste.

Dúvidas: sorteio.suprof@educacao.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário