sexta-feira, 28 de novembro de 2014

VIII Semana Cultural apresenta particularidades do Território de Identidade do Sertão do São Francisco

Foto: Arquivo CETEP
Particularidades dos municípios que compõem o Território de Identidade do Sertão do São Francisco estão sendo apresentadas durante a VIII edição da Semana Cultural, realizada por estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Agronegócio, Contabilidade, Informática, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Segurança do Trabalho e Zootecnia, do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco II Antônio Conselheiro (CETEP), em Uauá. A atividade está acontecendo no próprio Centro e será encerrada hoje (dia 28/11), às 22h.

Foto: Arquivo CETEP
Para elaborar suas apresentações, os estudantes mergulharam no universo da pesquisa e exploraram aspectos históricos e sociais, características ambientais, além dos potenciais econômicos e culturais de cada município que compõem o Território de Identidade Sertão do São Francisco. Curaça, conhecida pela festa do Vaqueiro, é tema dos estudantes do curso técnico em Segurança do Trabalho; a cidade de Sobradinho, que é sede da Hidroelétrica do Sobradinho, uma das responsáveis pela produção da energia elétrica no Brasil, está sendo apresentada pela turma do curso técnico em Agronegócio; os municípios de Remanso, que tem forte na sua economia a Piscicultura, e Casa Nova, um dos maiores produtores de rebanho de caprinos do país, além de ser um dos destinos enoturístico, turismo do vinho no Estado, será a exposição da equipe de Zootecnia.

Foto: Arquivo CETEP
A cidade de Canudos, marcada por um dos episódios mais marcantes da história da Bahia: a Guerra de Canudos, faz parte da fala da turma de Nutrição e Dietética;  Juazeiro, banhada pelo Rio São Francisco, é tema do curso técnico em curso técnico em Informática; Uauá, conhecida como capital do Bode,  e Pilão Arcado, são apresentações do curso técnico em Enfermagem; Já os estudantes do Informática exploram a história dos municípios de  Campo Alegre de Lourdes e Sento Sé.

As explanações contemplarão reflexões a cerca da Contabilidade e Segurança no Trabalho nas cidades que compõem o Território, assuntos tratados, respectivamente, pelos estudantes dos cursos técnicos em Contabilidade e Segurança do Trabalho.

Foto: Arquivo CETEP
A VIII Semana Cultura conta com a visitação de estudantes oriundos de escolas estaduais e municipais da região e com a exposição de artesanatos produzidos pela Associação das Artesãs do Vaza Barris- Sertanejas de Fibras, situada em Canudos. Dentre os produtos estão: quadros, porta-chave e enfeites natalinos, confeccionados com fibra da bananeira e sementes da mamona.

Segundo o professor Saulo José de Andrade Costa, vice-diretor técnico do pedagógico, a semana vem ao longo dos anos se tornando um dos eventos mais esperados pela comunidade do Território. “É uma oportunidade para a sociedade se apropriar da cultura regional conhecendo os elementos da sua identidade que precisam ser enaltecidos e que são tão pouco explorados,” explicou.

Clécia Gonçalves Dias, 21, estudante do curso técnico em Nutrição e Dietética, integrante da equipe de Canudos destaca a importância de conhecer a história do Território. “É de fundamental importância manter na nossa memória a história da qual fazemos parte, quem foram nossos antepassados, a exemplo do Antonio Conselheiro, e o que foi a guerra de Canudos, fato marcante na história da Bahia. Além de passar para meus colegas e visitantes o que pesquisei, estou aprendendo muito sobre os demais municípios apresentados. Muita coisa não sabia,” disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário