quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Estudantes de Brumado, Salvador e Simões Filho realizam Feiras de Educação Profissional

Feiras de Educação Profissional estão sendo realizadas, durante esta semana, por estudantes de Centros Estaduais de Educação Profissional em Brumado, Salvador e Simões Filho. A atividade pedagógica oportuniza aos estudantes aprimorarem seus conhecimentos sobre a evolução das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, além de possibilitar a prestação de serviços a comunidade por meio de orientações, o fomento à iniciação científica e o protagonismo dos futuros técnicos de nível médio na construção do conhecimento.


Hoje (dia 17/12), no CEEP em Serviços e Processos Industriais Irmã Dulce, em Simões Filho, aconteceu das 8h às 16h, a II Feira EduProf Cultura “Uso, Reuso e Descarte”. Os estudantes dos cursos técnicos em Análises Químicas, Biocombustíveis, Cozinha, Química, Sistema de Energia Renovável, Meio Ambiente, Panificação e Segurança do Trabalho apresentaram projetos voltados ao gerenciamento de resíduos sólidos e da aplicação das ciências em benefício da sociedade.

No projeto Produção de Etanol, os estudantes do curso técnico em Biocombustível, ilustraram o processo produtivo do etanol, destacando que pode ser realizado utilizando outras fontes além da cana-de-açúcar, dentre elas: frutas, legumes ou raízes ricas em açucares.

O uso incorreto de produtos químicos e suas consequências à saúde do homem foi apresentado por estudantes do curso técnico em Química por meio do projeto “Misturas Perigosas”. Os estudantes ilustraram as reações químicas ocasionadas entre a água sanitária e o amaciante, que ao liberar um gás tóxico, pode causar irritação na pele, nos olhos, no sistema respiratório, além de sangramento e malefícios aos rins e fígado.

Em Salvador, os estudantes dos cursos técnicos em Eletromecânica, Eletrotécnica, Mecânica Automotiva e Manutenção e Suporte em Informática, do Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira (CEEP), realizam até amanhã (dia 18/12), das 8h às 21h, a II Feira Técnico Cultural.

Dentre os projetos apresentados está “Um Passo Eletrizante”, desenvolvido por estudantes do curso técnico em Eletrotécnica. O experimento foi elaborado para auxiliar praticantes de trilhas e profissionais que necessitam realizar coletas de campo no exercício de suas funções no período noturno. Também beneficia o meio ambiente por ser uma fonte de energia limpa e renovável.

Elias de Araújo, 16, estudante do curso técnico em Eletrotécnica, explica como o experimento foi confeccionado. “Colocamos placas de piezoelétrico, fita de led e bateria de celular nas palmilhas do sapato. Estas três ferramentas originam uma reação física produzindo sinais luminosos e sonoros. A placa de piezoelétrico é fundamental neste experimento, pois ela é responsável pela produção da energia elétrica a partir do atrito das pisadas possibilitando o carregamento da bateria de celular e acendimento da fita led. O experimento auxilia o pesquisador ou esportista durante a realização de alguma atividade ou até mesmo na sua localização em caso de socorro”.

Também em Salvador, estudantes do curso técnico em Informática, do CEEP em Apoio Educacional e Tecnologia da Informação Isaias Alves, realizam a Feira do Conhecimento do CEEP com o tema “A Tecnologia no Ambiente Escolar, a partir da inclusão digital”.  O evento será realizado até sexta-feira (dia 19/12), das 8h às 11h30, e conta com seminários envolvendo os temas: Redes sociais, Biometria, Direito autoral no mundo virtual, Banco de dados e outros.

Amanhã (dia 18/12), serão ministradas oficinas, das 9h30 às 11h40, sobre o uso dos programas Word, Power Point e Excel. As palestras e oficinas serão ministradas pelos próprios estudantes e tem como público alvo estudantes do 9º ano da Escola Estadual Getúlio Vargas e Escola Municipal Suzana Imbassahy.

Stephanie Rocha de Souza, 15, estudante do curso técnico em Informática, fala sobre suas expectativas para o evento. “Além de aprender mais, estaremos ensinando para outros jovens temas que aprendemos no decorrer do ano letivo. É um prestígio ensinar aos colegas como utilizar estes programas. Nem todo sabe fazer slides, formatar planilhas financeiras. Esta é também uma forma de despertar nos estudantes o interesse em fazer um curso técnico e de divulgar nosso curso”.

Outras atividades-  No CEEP em Gestão e Meio Ambiente, em Brumado, acontece até sexta-feira (dia 19/12), das 8h às16h, a II Semana de Gestão, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho, envolvendo os estudantes dos cursos técnicos em Administração, Contabilidade, Comércio, Meio Ambiente, Logística e Segurança do Trabalho. Está previsto na programação que oficinas serão ministradas pelos próprios estudantes com os temas: reciclagem de tecidos, preparação de pães, redação técnica, entre outros. Também serão realizadas palestras abordando as temáticas: Marketing Pessoal e Sustentabilidade, além de seminários: Conhecendo um escritório de contabilidade, Reflorestamento e Viveiro de mudas e Segurança do Trabalho, ambos sendo ministrados por profissionais do Território.

Nenhum comentário:

Postar um comentário