quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

SUPROF participa de reunião do Conselho Estadual de Cooperativismo

A Superintendência de Educação Profissional (SUPROF), representada pela professora Martha Rocha, Diretora de Estudos e Pesquisas da Educação Profissional (DIRPEP), participa, no próximo dia 10/12, da reunião do Conselho Estadual de Cooperativismo (CECOOP). A agenda está prevista para acontecer às 9h, na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE).


O objetivo da reunião é discutir o Plano Estadual do Cooperativismo 2015-2020, que normatiza princípios e prevê ações para nove setores onde há a presença de cooperativas, dentre elas educação, transporte, agricultura familiar, saúde, agropecuária e outros setores.

O CECOOP, órgão de natureza consultiva e deliberativa, integrante da estrutura da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE, tem por finalidade planejar e avaliar as ações desenvolvidas no âmbito da Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo. Mensalmente, são realizadas reuniões para discutir e deliberar assuntos conexos à temática do cooperativismo, tais como legislação, regulamentação do espectro de atuação das instituições cooperativas, linhas de crédito e qualificação profissional.

A professora Martha Rocha, destaca a importância da participação da SUPROF no conselho. “Enquanto instância voltada para a educação profissional se reveste de importância crucial, na medida em que é possível contribuir com sugestões para ações efetivas que visam possibilitar a jovens e trabalhadores oriundos da Educação Profissional maiores e melhores oportunidades de acesso e permanência no mundo do trabalho enquanto cooperados e não apenas como trabalhadores assalariados (com ou sem carteira assinada) ou autônomos”.

Ainda segundo a professora, “não só o aprendizado e vivência de práticas cooperativistas são importantes, mas também uma ação efetiva de modernização das relações do Estado para com as instituições cooperadas, o que facilitará em muito o acesso e permanência de jovens e trabalhadores a essa modalidade de trabalho”.

Mais informações- O CECOOP é presidido pelo Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e possui na sua estrutura mais 11 membros e seus suplentes. Segundo o Artigo 1º do seu Regimento, o Conselho Estadual de Cooperativismo - CECOOP, foi instituído pela Lei nº 11.362, de 26 de janeiro de 2009.




Nenhum comentário:

Postar um comentário