quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Abertas inscrições para o Sisu 2015

Imagem: MEC
Seguem abertas até às  23h59, de amanhã (dia 22/01), as inscrições para a primeira edição  de 2015, do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Este ano estão sendo ofertadas 205.514 vagas no ensino superior público em 5.631 cursos de 128 instituições. Esta edição terá apenas uma chamada e o resultado será divulgado na próxima segunda-feira (dia 26/01). Confira a  lista de cursos e efetive sua inscrição na página do Sisu.

A Rede Estadual de Educação Profissional estimula os egressos a continuarem os estudos no ensino superior, aprimorando seus saberes na mesma área de formação técnica ou em novas áreas de interesse, desenvolvendo seu senso crítico e o de leitura de mundo e de seus contextos.

A matriz da Educação Profissional da Bahia é voltada para a educação integral, na qual os estudantes matriculados nos cursos técnicos, ofertados nas formas de articulação seja EPI ou Proeja Médio estão aptos, ao final do curso, para prestar bons exames no Enem ou vestibular.

Por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio de 2013 (ENEM), Marcelo Aparecido Ledo de Carvalho, 18, egresso do curso técnico em Agroecologia, pelo Centro Territorial de Educação Profissional Sertão Produtivo (CETEP), em Caetité, realizou sua inscrição na edição 2014.1, do Sistema de Seleção Unificada (SISU), alcançado o ingresso no ensino superior. “Há praticamente um ano estava recebendo o resultado do Sisu e tomando uma decisão tão importante em minha vida. Graças ao sistema, tive a possibilidade de optar por Engenharia Florestal, na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha, em Minas Gerais, além de Arquitetura, na Unifacs, em Salvador. Acabei prosseguindo meus estudos no curso de Engenharia Elétrica, no Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Vitória da Conquista. A escolha foi por uma questão de afinidade e pela busca de somar conhecimento na minha área técnica. Em Agroecologia aprendemos diferentes formas de desenvolver ações sem causar grandes danos ambientais. No curso de Engenharia Elétrica também é possível estabelecer formas de produção de energia que estabeleçam padrões semelhantes”, explicou.

Bruno Santos Monteiro, 18, egresso do curso técnico em Informática, pelo Centro Territorial do Médio Sudoeste da Bahia (CETEP), em Itororó, foi aprovado no vestibular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e irá cursar, neste semestre, o curso superior de tecnologia em Jogos Digitais. “O incentivo dos meus professores e minha dedicação aos conteúdos ministrados nas aulas teóricas e práticas reflete neste bom resultado. Estou vivendo a realização de um sonho, continuar na minha área de formação inicial, que é a Informática”.

Vanessa Nascimento da Silva, 18, egressa do curso técnico em Agroindústria, pelo CEEP em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, em Jaguaquara, foi aprovada no vestibular para o bacharelado em Engenharia Ambiental, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). “O aprendizado que tive ao longo do curso foi tão proveitoso que de primeira passei em uma universidade pública. Não posso deixar de destacar que o curso desperta na gente habilidades, até então, despercebidas. Comigo foi assim, fundamental para a realização desta conquista.”

Izana Alves de Oliveira Queiroz, 18, egressa do curso técnico em Edificações, pelo CETEP do Piemonte da Diamantina, em Capim Grosso, irá cursar o bacharelado em Engenharia Civil, na Faculdade Guanambi, em Guanambi. “No decorrer do curso fui me descobrindo. Minha mãe foi muito importante neste processo, pois foi ela que insistiu que fizesse o curso de Edificações. Vou fazer Engenharia Civil com a certeza que aprofundarei meus conhecimentos e, graças ao curso técnico, tenho noção do que irei encontrar neste etapa tão marcante da minha vida”.

Sobre o Sisu- Na Bahia, 9 instituições participam da seleção, são elas:  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA); Universidade do Estado da Bahia (Uneb); Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC);  Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB); Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFESBA).

Podem realizar a inscrição, participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 com nota acima de zero na redação. A nota individual no Enem está disponível no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No processo de inscrição, os candidatos podem consultar, em seu boletim na página do Sisu, a classificação parcial na opção de curso escolhido, podendo modificá-lo até prazo final. A nota de corte está disponível desde ontem (dia 20/01).

Inscrições/Prouni – Também na próxima segunda-feira (dia 26/01), está prevista para serem iniciadas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oportuniza o ingresso no ensino superior por meio de bolsas integrais e parciais em instituições particulares de todo Brasil.

Com informações do Portal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário