quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Estudantes aprendem técnicas para produção de alimentos

No curso técnico em alimentação, oferecido pelo Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia (CEEP), em Água de Meninos, Salvador, os estudantes adquirem, além de uma série de técnicas para a produção de alimentos, um hábito para o máximo aproveitamento de frutas, legumes e verduras. Entre as receitas ensinadas pelo professor da disciplina Meio Ambiente e Sustentabilidade Gastronômica, Cristian Gonzales, também ganham destaque as dicas de alimentos para consumo no verão.

“Aproveitando todas as partes comestíveis dos alimentos, você traz um benefício muito grande não só para o social, mas para a parte ecológica, ou seja, a sustentabilidade gastronômica. Partes descartadas, como as cascas, por exemplo, são, normalmente, as mais nutritivas”, disse o professor Cristian Gonzales, explicando que sempre utiliza alimentos que fazem parte do cotidiano dos estudantes.

Já para o verão, a dica do professor é apostar em chás, sucos e frutas da época. “No verão, há uma perda muito grande de líquidos e sais minerais, com o suor. A reposição pode ser feita com chás e sucos, utilizando especialmente as cascas das frutas que são ricas em minerais e fibras”. Entre as sugestões, ele indica o doce de coco, feito da polpa do coco verde, que é descartada após o consumo da água, a marmelada, preparada com casca de umbu, e o chá da casca de abacaxi com gengibre. “Este chá aproveita o frescor do gengibre e o tom tropical do abacaxi”, explica.

Aluno do 3º semestre do curso técnico em alimentação, Clóvis dos Santos Filho reforça a importância do curso para uma mudança de hábitos. “Aprendemos a valorizar mais os alimentos e a não desperdiçar. O que nós conhecemos em sala de aula, temos a oportunidade também de fazer em casa. E levamos para a escola o que a gente produz em casa. Muitas coisas que iriam para o lixo nós acabamos aproveitando e dando sabor, principalmente com os sucos”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário