sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Estudantes da Educação Profissional aprimoram seus conhecimentos durante visitas técnicas

Foto:  CEEP do Campo Milton Santos
Os estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional durante o período de formação vivenciam experiências práticas por meio da realização de visitas técnicas. As visitas são ações planejadas e integram o currículo da Educação Profissional e fazem parte da dimensão prática, juntamente com os laboratórios, estágios, além da realização de ações de intervenção social em benefício da comunidade. Por meio desta metodologia, os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Milton Santos (CEEP), em Arataca, estão tendo a possibilidade de vivenciar práticas pedagógicas relacionadas ao mundo do trabalho em diferentes instituições do Território de Identidade do Litoral Sul
Graças aos questionamentos proporcionados pela disciplina técnica específica Introdução em Segurança do Trabalho, ministrada pela professora Marcela Vieira Cardoso, os estudantes do 2º módulo, do curso técnico em Segurança do Trabalho, na forma de articulação Proeja Médio, visitaram nesta sexta-feira (dia 16/01), das 8h às 17h, o Porto Marítimo de Ilhéus.

Segundo a professora Marcela, a visita tem uma dimensão pedagógica no sentido de possibilitar ao estudante a refletirem sobre sua atuação no mundo do trabalho. “Eles são levados a refletirem, passo a passo, sobre os conteúdos que discutimos em sala de aula. O resultado deste dia de observação será a elaboração de um relatório para ser contextualizado e apresentado em debate com a turma. Juntos veremos as diferentes percepções sobre o exercício de sua futura profissão que cada um deles interiorizou.”

Pádua Priscila, 34, estudante do curso técnico em Segurança do Trabalho, conta que experiência foi enriquecedora. Ela relata situações vivenciadas. “Na prática pude observar e analisar possíveis situações que ocasionariam acidentes no ambiente de trabalho. Tivemos a oportunidade de interagir com os profissionais do Porto, apontando recomendações sobre medidas de prevenção e controle destes possíveis  acidentes”.

A professora Katia Mirian Cardoso Lopes, vice-diretora do Técnico Pedagógico, reflete a importância da visita para formação integral destes futuros técnicos de nível médio. “A concepção da Educação Profissional oportuniza aos estudantes expandirem seus conhecimentos além da dimensão técnica. Motivados a desenvolverem o senso humanitário, vivenciam relações interpessoais entre eles e com os profissionais experientes que atuam na instituição. Eles são levados a visualizar todo sistema no seu campo de trabalho, implicando na reflexão da importância da sua atuação na sociedade.”

Outras visitas- Paralelamente a esta ação pedagógica realiza hoje, os estudantes do 4º ano do curso de técnico em Agroecologia e do curso de qualificação profissional em Agro­ex­tra­ti­vismo, realizaram visita em uma Fazenda localizada no município de Je­quié. Amanhã (dia 17/01), será a vez dos estudantes do 2º módulo e 4º módulo do curso técnico em Meio Ambiente, na forma de articulação de Proeja Médio, e do 2º ano e 4º ano do mesmo curso, na forma de articulação EPI, visitarem a Serra do Con­duru, em Ita­caré.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário