quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Projetos da Educação Profissional são destaques na FECIBA em Revista


Além dos 110 projetos apresentados na I Mostra de Educação Profissional, realizada durante o 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola - ciência, arte, esporte e cultura, a Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia ainda apresentou 45 projetos na 4ª Feira de Ciências e Matemática da Bahia, dos quais 7 são destaques na segunda edição da FECIBA em Revista. Os projetos ressaltam o caráter do currículo integrado característico da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia, ao promover o diálogo entre ciência, tecnologia, sociedade e cultura, além de contribuir para a formação integral dos estudantes. Confira resumo dos projetos na Revista
                                                                                                                             
Das sete categorias estabelecidas, os projetos da Educação Profissional foram destaques em cinco: Ciências Biológicas, da Saúde e Agrárias- “Extração da Amêndoa do caroço da manga na produção de gêneros alimentícios”, do CETEP da Bacia do Rio Grande- Barreiras e “Aquaponia na escola como atividade inovadora de aprendizagem”, do Centro Educacional Antonio Honorato, em Casa Nova; Matemática Ensino Médio - "O uso de jogos para o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático”, também do CETEP da Bacia do Rio Grande- Barreiras ; Energia e Sustentabilidade, destaques para “Conversor Eletromagnético: utilizando forças magnéticas para obtenção de energia elétrica”, do CEEP em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, em Jaguaquara, e “Assistência Técnica Rural – sustentabilidade para agricultura familiar do município de Itororó”, do CETEP Médio Sudoeste da Bahia, em Itororó; nas categorias Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Ciências Exatas e Engenharias, respectivamente, os projetos “Educação Ambiental no Ensino Fundamental I” e “Elaboração de um modelo de telha de fibrocimento adaptada para um sistema de aquecedor solar integrado”, ambos do CETEP Litoral Norte/Agreste Baiano, em Alagoinhas.  

Incentivo- Sem a concepção voltada para a intervenção social, sem a iniciação científica e a destinação de recursos para estes fins, não haveria a idealização dos projetos, nem a premiação dos destaques. A Superintendência de Educação Profissional incentiva a formação cientifica, a profissionalização tecnológica e a prática de ações de intervenção social em benefício das comunidades e Territórios de Identidade. Com uma matriz que  articula teoria e prática, ciência, tecnologia e sociedade, e os saberes acadêmicos e os construídos na vida e no trabalho, os estudantes compreenderem o mundo do trabalho em geral e os aspectos relacionados as ocupações específicas, apropriando-se das ferramentas e práticas básicas das ocupações. Também são  instrumentalizados a construção permanente do bem-estar e da autonomia no trabalho.

Para Maria Neuma Porto da Silva, diretora do CEEP em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, o reconhecimento demonstra que a escola esta no caminho certo. “Nos sentimos motivados e encorajados para continuar desenvolvendo pesquisas em benefício da comunidade. O resultado, fruto do esforço da comunidade estudantil, fortalece o currículo e dá visibilidade não só ao Centro, mas também ao município, oportunizando estarmos aos olhares do mundo”, disse.

O professor José Luiz Scheidegger, diretor do CETEP da Bacia do Rio Grande, destaca que a premiação recompensa a dedicação dos estudantes, professores e gestores. “Ficamos lisonjeados com a premiação. Esse é mais um incentivo para os estudantes se dedicarem ainda mais aos estudos e aos professores para continuar a levar o conhecimento científico aos estudantes. Reflito também que é muito compensador vermos todo investimento que realizamos sendo retornado com projetos premiados”.

Ana Maria Costa Menezes Santos, diretora do CETEP do Litoral Norte e Agreste Baiano, explica que os projetos estimulam a construção da aprendizagem. “Observamos uma mudança de comportamento a partir da vivência dos estudantes com a prática. Os projetos refletem a realidade deles, permitindo-os a pensar em ações que traga benefícios para a comunidade local. Ficamos satisfeitos quando vemos os nossos estudantes empenhados em projetos com uma construção mais ampla. É um novo modelo de aprendizagem, que sai da teoria, pensando na intervenção em benefício das pessoas”.

Rosane Maria de Santana Brito Santos, diretora do CETEP do Médio Sudoeste da Bahia, destaca que a premiação é uma prova que a metodologia utilizada na escola está dando certo. “Nossos estudantes são motivados a buscar, a pesquisar e aplicar na prática os conhecimentos produzidos ao longo do curso. No nosso projeto teve essa preocupação e é voltado para a realização de assistência técnica aos agricultores familiares da região”.

Nadia Bispo dos Santos, 18, estudante do curso técnico em Agroecologia, do CETEP Médio Sudoeste da Bahia, uma das integrantes do projeto “Assistência técnica rural - sustentabilidade para a agricultura familiar do município de Itororó”, disse que se sentiu prestigiada ao saber que foi destaque na revista. “Nós não esperávamos sermos premiados. Estamos felizes e surpresos ao sabermos que somos destaque na revista e tudo isso reflete o comprometimento o nosso comprometimento e incentivo dos professores e diretores da escola para nunca pararmos de buscar o conhecimento. É uma honra poder representar o nome da nossa cidade e do Centro, ainda mais sendo reconhecido por mostramos o quanto estamos preocupados e preparados para adotar técnicas alternativas de produção agroecológica, na busca de soluções simples para amenizar graves problemas enfrentados pelos agricultores familiares daqui da região”.

Sobre a Feciba- A FECIBA em Revista, uma publicação da Secretaria da Educação do Estado, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT), objetiva registrar os esforços dos gestores, professores e estudantes em prol da concretização dos projetos educacionais, uma vez que surge como um instrumento que reforça e exalta a política de iniciação científica e o incentivo à pesquisa desenvolvida nas escolas públicas na Bahia.

Com informações do Portal da Educação

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