segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Prouni recebe inscrições até quinta-feira (dia 29/01)

Foto: Divulgação/MEC
Concluiu o curso técnico de nível médio e quer prosseguir seus estudos no ensino superior? Fique atento as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), abertas até às 23h59 de quinta-feira (dia 29/01).  Nesta primeira edição de 2015, estão sendo ofertadas 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais.  Na Bahia estão sendo ofertadas 9.334 vagas.

Faça sua inscrição


O Prouni oportuniza o ingresso no ensino superior por meio de bolsas integrais e parciais em instituições particulares de todo Brasil. A Rede Estadual de Educação Profissional estimula os egressos a continuarem os estudos no ensino superior, aprimorando seus saberes na mesma área de formação técnica ou em novas áreas de interesse, desenvolvendo seu senso crítico e o de leitura de mundo e de seus contextos. A matriz da Educação Profissional da Bahia é voltada para a educação integral, na qual os estudantes matriculados nos cursos técnicos, ofertados nas formas de articulação seja EPI ou Proeja Médio estão aptos, ao final do curso, para prestar bons exames no Enem ou vestibular.

Podem participar do Prouni, estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais da própria escola; estudantes com deficiência; professores da rede pública de ensino do quadro permanente que concorrerem a cursos de licenciatura, nesse caso não é necessário comprovar renda.

Para se inscrever é preciso ter participado do Enem 2014 e ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas do Exame. Outro fator importante é  não ter obtido nota zero na redação. No ato da inscrição, necessário informar o número de inscrição e a senha no Enem 2014. 

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Esta edição terá duas chamadas on-line. A primeira será divulgada no dia 2 de fevereiro; a segunda, em 19 de fevereiro. Os resultados estarão disponíveis na página do Prouni.

Sisu – O resultado do  Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também foi divulgado hoje (dia 26/01). Caso você tenha feito sua inscrição, confira resultado no site.   

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com informações de Brasil, Prouni e Sisu 

Nenhum comentário:

Postar um comentário