quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Secretaria da Educação oferta mais de 6 mil vagas para ProJovem Urbano e ProJovem Campo - Saberes da Terra

Foto: Arquivo SUPROF
Centros Territoriais, Estaduais e unidades escolares da capital e interior estão com inscrições abertas, até o dia 20 de março, para o ProJovem Urbano e ProJovem Campo - Saberes da Terra. Nesta edição, a Secretaria da Educação do Estado oferece 6.570 vagas sendo maior oferta para o ProJovem Campo - Saberes da Terra, com 3.630 vagas, e para o ProJovem Urbano 2.940. A oferta contempla 71 municípios de 26 Territórios de Identidade do Estado.  As aulas estão previstas para serem iniciadas em 23 de março.  Procure o Centro e unidade escolar mais próxima e faça sua inscrição. Veja relação de ofertantes .



Os programas, desenvolvidos pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, são oportunidade para jovens trabalhadores retornarem às salas de aula, alcançar a elevação da escolaridade na etapa do Ensino Fundamental com Qualificação Profissional Inicial e Participação Cidadã e aumentar as possibilidades de inserção no mundo do trabalho.

Podem realizar a inscrição jovens e trabalhadores entre 18 e 29 anos de idade que não concluíram o Ensino Fundamental (8º série ou 9º ano) e estão fora da escola tanto na cidade quanto no campo.  Ambos os programas oferecem bolsa auxílio, desde que o estudante cumpra, no mínimo, 75% de freqüência às aulas dadas no período estabelecido, além de ter entregado os trabalhos interdisciplinares solicitados.

Para o ProJovem Urbano, que tem duração de 18 meses, estão sendo ofertados cursos de qualificação profissional em sete arcos ocupacionais: Administração, Alimentação, Arte e Cultura II, Construção e Reparos II, Metalmecânica, Saúde e Telemática. Cada arco ocupacional é composto por quatro ocupações que possibilitam uma iniciação profissional diversificada, garantindo uma formação mais ampla e aumentando as possibilidades de inserção ocupacional do/a trabalhador/a. Veja as possibilidades de atuação em cada arco.

ARCOS OCUPACIONAIS
OCUPAÇÕES
Administração
Arquivador, Almoxarife, Contínuo (office-boy / oficce-girl) e Auxiliar Administrativo
Alimentação
Chapista, Cozinheiro Auxiliar, Repositor de Mercadorias e Vendedor Ambulante (alimentação)
Arte e Cultura II

Revelador de Filmes Fotográficos, Fotógrafo Social, Operador de Câmera de Vídeo – Cameraman, Finalizador de Vídeo
Construção e Reparos II (Instalações)

Eletricista de Instalações (Edifícios), Trabalhador da Manutenção de Edificações, Instalador-Reparador de Linhas e Aparelhos de Telecomunicações, Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança
Metalmecânica

Serralheiro, Funileiro Industrial, Auxiliar de Promoção de Vendas, Assistente de Vendas (Automóveis e Autopeças)
Saúde
Auxiliar de Administração em Hospitais e Clínicas, Recepcionista de Consultório Médico e Dentário, Atendente de Laboratório de Análises Clínicas e Atendente de Farmácia - Balconista
Telemática

Operador de Microcomputador, Helpdesk, Telemarketing (Vendas) , Assistente de Vendas (Informática e Celulares)

Para o ProJovem Campo - Saberes da Terra, com vigência  de  24 meses, o arco ocupacional é Produção Rural composto por cinco ocupações de culturas agrícolas: Agroindústria, Aquicultura, Extrativismo,  Sistemas de Cultivo e Sistemas de Criação.
 
Após a conclusão de um destes arcos ocupacionais, o estudante poderá continuar sua formação e qualificação profissional, em um dos 48 cursos técnicos de nível médio disponíveis na modalidade Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional (PROEJA) na Rede de Educação Profissional do Estado. Os cursos técnicos de nível médio são ofertados em alinhamento com as demandas socioeconômicas e ambientais do Estado da Bahia, de maneira que, ao concluir o curso técnico de nível médio, o estudante tenha maiores chances de adentrar no mundo do trabalho.
 
Documentação necessária para a matrícula - originais e cópias: RG, título de eleitor, CPF, comprovante de residência, histórico escolar. No caso dos estudantes não terem histórico Escolar do Ensino Fundamental incompleto, é aplicado o teste de proficiência sobre leitura e escrita. Por meio deste teste, será comprovado se está apto para participar do Programa.
 
Outras informações - Pais e mães que desejam voltar a estudar, mas não têm com quem deixar seus filhos, poderão contar com a Sala de Acolhimento: um espaço criado na própria unidade escolar para atender crianças de 0 a 8 anos, no período das aulas. É necessário, entretanto informar no ato da matricula a existência dessa necessidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário