quarta-feira, 18 de março de 2015

Centros Estaduais de Educação Profissional desenvolvem projetos para uso consciente da água

Fotos: Claudinor Jr. Ascom/Educação
Na semana que marca o Dia Internacional da Água, celebrado no próximo domingo (22/3), estudantes da rede estadual de ensino apresentam experiências desenvolvidas nas escolas que refletem atitudes sustentáveis de cuidado com a água. É o caso da aluna Edna Moutinho, 17 anos, 4º ano do curso técnico em Biocombustível do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, em Ilhéus. Com colegas, ela desenvolveu um protótipo para captar água da chuva.

O trabalho consiste na captação por meio de materiais naturais e recicláveis. “A água deságua no telhado, passa por uma bica de bambu, onde se dá o processo de filtragem por meio de areia, telas e pedras. Depois, é jogada nos reservatórios que, no caso, são as garrafas PET”, explica Edna Moutinho. A estudante lembra que a água de chuva não é potável devido a contaminantes do ar e, portanto, não serve para consumo humano. “Pode ser usada para serviços como lavar o quintal, a roupa e o carro”, esclarece.
De acordo com a estudante, a ideia surgiu da consciência de que, sendo a água um recurso finito, não deve ser desperdiçada. “Desejo aplicar o projeto na casa da minha avó Luzia, no distrito de Rio do Engenho, porque foi lá que vivi a minha infância e sei que será uma forma de conscientizar a comunidade local sobre a importância da reutilização da água”, justifica. 
Uso e Reúso – Outro ecoprojeto que se destaca na rede estadual é o Uso e Reúso Racional da Água, do Centro Estadual de Educação Profissional Anísio Teixeira (Ceep), no bairro da Caixa D´Água, em Salvador. O projeto consistiu, inicialmente, no domínio do conhecimento sobre os impactos ambientais provocados pelo desperdício de água. Depois, foi realizada uma campanha para o uso correto da água e energia elétrica.
Fotos: Claudinor Jr. Ascom/Educação
A fase atual tem sido o monitoramento dos hidrômetros no Ceep e o controle dos gastos de água e energia na escola por meio de um programa virtual, oferecido pela Escola Politécnica da Ufba, parceira do projeto, que visa à redução do consumo de água e luz, através da rede Teclim (Tecnologias Limpas). O trabalho nasceu no ano passado. “O uso incorreto da água gera impactos na natureza, causados pelo desperdício. Pequenas ações podem diminuir o consumo e, de forma positiva, promover um uso melhor da água e da energia”, constata o professor Sílvio Ribeiro, responsável pela coordenação do trabalho.
“O projeto conta com a nossa participação ativa e tem a proposta de informar e envolver a comunidade escolar. Por meio desse trabalho, fomos a campo para realizar as visitas técnicas, o que complementa o nosso aprendizado. Estamos dando um passo importante para a nossa iniciação científica”, considera a estudante-monitora Maressa Marcele, 17 anos, 4º ano do Curso de Meio Ambiente, que trabalha juntamente com os colegas Flávio Reis, 15 anos, e Ian Santana, 16 anos, ambos do 2º ano do curso.
“Estou gostando muito de participar dos projetos do Ceep Anísio Teixeira, como o aquecedor de água
Fotos: Claudinor Jr. Ascom/Educação
via energia solar e o sistema de irrigação com a água do ar-condicionado. Com eles, aprendi a valorizar mais os nossos recursos naturais”, disse Ian Santana. O colega Flávio Reis acredita que, ao promover uma maior divulgação dos impactos ambientais provocados pelo descarte inadequado de água e o desperdício de energia elétrica nos ambientes, está se propondo uma forma de ação proativa. “Estou gostando das nossas experiências científicas e já penso em prestar vestibular para engenharia ambiental”, diz.

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