quinta-feira, 19 de março de 2015

Comitê Estadual do programa Profuncionário é instalado pela Secretaria da Educação da Bahia


Fotos:Suâmi Dias Ascom/Edu­cação
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia instalou, nesta quinta-feira (19/3), o Comitê Estadual do Profuncionário, programa federal de Educação Profissional a distância, que visa à formação em nível técnico dos funcionários da educação pública (estadual e municipal) em efetivo exercício e com habilitação compatível com a atividade que exerce na escola. A meta da Secretaria da Educação é contemplar, até 2018, 20 mil funcionários. Os cursos serão iniciados em 2016, nos 71 Centros de Educação Profissional, instalados em 56 municípios baianos.

Fotos:Suâmi Dias Ascom/Edu­cação
O comitê, instalado com a participação virtual da representante do MEC, Roberta Rossi Oliveira Palermo, foi formado pela Superintendência de Educação Profissional (Suprof) e Coordenação Executiva de Apoio à Educação Municipal (Coapem) – órgãos da Secretaria da Educação do Estado – Instituto Federal da Bahia (Ifba), Instituto Federal Baiano (IFBaiano), Conselho Estadual de Educação (CEE), União Nacional dos Dirigentes Municipais em Educação (Undime), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB-Sindicato) e Central Única dos Trabalhadores (CUT).

A criação do comitê, explicou o superintendente de Educação Profissional da rede estadual de ensino, Almerico Lima, é uma determinação do Ministério da Educação (MEC) para que a Secretaria da Educação receba os recursos para a execução do programa que irá qualificar funcionários de áreas diversas, como alimentação, secretaria, portaria e serviços gerais.  “O convite do MEC para que implantemos o programa chegou em boa hora porque a sua concepção está vinculada à proposta do Governo do Estado de melhorar a educação com o Pacto pela Educação, a ser lançado no dia 30 deste mês, pelo governador Rui Costa”, ressaltou o gestor.

A representante da CUT Bahia, Cristina Brito, acredita que o Profuncionário irá contribuir para o processo de avanço na educação no Estado. “Entendemos que a chamada para a criação desse comitê nos dará a responsabilidade de interlocução com a sociedade, os movimentos sociais e as entidades ligadas à educação para trazer as demandas que visam à melhoria da educação no nosso Estado”.

O Vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, Sérgio Guerra, também considerou importante a formação do comitê. “O comitê reúne os representantes de instituições mais qualificadas para a construção do conjunto de ações do Profuncionário. E esta representatividade irá permitir uma maior articulação e cobertura do programa em todo o Estado”. A coordenadora técnica da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Mere Suely Oliveira, também fará parte do conselho. “Estamos juntos ao grupo para fazer o levantamento da demanda de funcionários nos municípios, visando a sua qualificação”.

Lívia Simões, pró-reitora de ensino do Ifba, afirmou que a participação no comitê contribuirá para a expansão do programa que, na instituição, funciona desde 2012. “A nossa experiência prova o quanto é fundamental a qualificação dos funcionários na melhoria da educação. Agora, com a execução do trabalho em grupo, a montagem das estratégias será ainda mais efetiva”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário