sexta-feira, 22 de maio de 2015

Bahia é a 2ª Maior Rede Estadual de Educação Profissional do País

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
A Bahia tem a segunda maior rede estadual de Educação Profissional do País, na oferta de cursos técnicos de nível médio, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Graças à implantação da rede, o Estado ampliou e interiorizou a oferta de vagas, passando de 4.016 matriculados, em 2007, para mais de 75 mil, em 2015. Foram criados 71 Centros de Educação Profissional e cursos em 92 unidades compartilhadas com o ensino médio. Os cursos ofertados atendem às demandas geradas pelo desenvolvimento socieconômico e ambiental dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Mais de 44 mil jovens e trabalhadores  já foram formados, ampliando as oportunidades de trabalhar e de permanecer em seus locais de origem.


33 Centros Territoriais l 38 Centros Estaduais l 22 Anexos l 92 Unidades compartilhadas l 121 municípios

Jovens e trabalhadores formados para inserção cidadã no mundo do trabalho
A Rede Estadual de Educação Profissional é a segunda maior do País na oferta de cursos técnicos de nível médio, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), com mais de 75 mil matriculados. Um crescimento de 1.869% com relação ao início de 2007 quando o Estado contava com apenas 4.016 matriculados. A reestruturação e consolidação da rede possibilitou a expansão e interiorização da oferta da Educação Profissional. O Estado criou 38 Centros Estaduais e 33 Territoriais de Educação Profissional, 22 anexos destes centros e 92 unidades compartilhadas com o ensino médio, e ampliou a oferta para 121 municípios, chegando a todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia.

“Já estou trabalhando na área, há oito meses, uma porta que se abriu com o curso técnico”, estudante William Souza

Um dos resultados da expansão e consolidação da Rede Estadual de Educação Profissional é a formatura, a partir de 2010, de mais de 44 mil estudantes em todo o Estado. Técnicos como William Souza, 23 anos, que fez o curso técnico de nível médio em Eletromecânica, pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Processos Industriais Newton Sucupira, em Salvador. “Já estou trabalhando na área, há oito meses, uma porta que se abriu com o curso técnico”, declarou.

Os jovens e trabalhadores estão aptos a uma inserção cidadã no mundo do trabalho, podendo contribuir e se beneficiar com o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Território de Identidade onde vivem. “O curso me deu a oportunidade de adquirir bastante conhecimento. Também pude contar com um estágio remunerado em Recursos Humanos numa metalúrgica da cidade. Foi uma experiência bastante rica”, conta Leonardo Batista, 19 anos, que concluiu o curso de Recursos Humanos no Ceep em Gestão e Meio Ambiente, em Brumado.

Marcos Antônio Santos Silva, 37 anos, do Ceep Em Gestão e Tecnologia da Informação Régis Pacheco, em Jequié, concluiu o curso em Edificações. “Conseguimos aprovar um projeto para a construção de um quiosque no colégio. O quiosque ficou pronto ano passado, é muito prazeroso ver nosso trabalho pronto, tenho certeza de que aprendi muito com o curso Técnico em Edificações”, comemora.

Orgulho para a família
Concluir o curso técnico também é motivo de orgulho e alegria para os familiares. Celidalva Oliveira (foto) é mãe da técnica em Enfermagem, Cecília Clécia Oliveira, 19 anos, e fala com orgulho dessa fase vivida por todos com a formação da filha. “Como mãe, me sinto muito agradecida e orgulhosa em poder viver esse momento, em ver minha filha, com 19 anos, se formando como técnica em Enfermagem, dando o melhor dela para pessoas que precisam da sua experiência, do seu carinho e cuidado”, ressaltou.

Fonte: Portal da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário