segunda-feira, 4 de maio de 2015

Estado forma novos técnicos de nível médio no Território do Litoral Sul da Bahia

O Assentamento Terravista, em Arataca, no Sul da Bahia, foi palco de um momento especial com a formatura dos alunos dos cursos de técnicos de nível médio em Agroecologia, Agroindústria, Informática e Meio Ambiente do Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Milton Santos (Ceep). Foram diplomados 68 estudantes das cidades de Arataca, Jussari, Santa Luzia, Camacan e Pau Brasil, numa cerimônia que lotou a quadra de esportes do Ceep, implantado pelo Governo da Bahia na área do assentamento.

Leandro Barbosa Batista, técnico em Agroecologia, afirmou que “nesses quatro anos, aprendemos mais do que teorias, aprendemos como sermos pessoas melhores”. Para Marcela Anunciação Silva, do curso de Agroindústria, “o conhecimento que construímos não poderá ser tirado de nós. Somente a educação é capaz de transformar pessoas e mudar o mundo”. Para Jéss
ica Rodrigues de Souza, nova técnica em Meio Ambiente, “a forma
tura é a afirmação do compromisso que temos conosco e com a sociedade, porque o conhecimento precisa ser compartilhado”.

Veja as datas das formaturas em todo o Estado

O diretor do Ceep Milton Santos, professor Artur de Oliveira Neto, disse que “esse é um momento especial para o colégio, porque estamos formando apenas profissionais de alto nível, mas, sobretudo, pessoas comprometidas com as transformações sociais na Bahia e no Brasil”. A professora Ivone Miranda, do Núcleo Regional de Educação/Sul, destacou que “a educação profissional na Bahia hoje é valorizada, com cursos que atendem às demandas regionais”.

O pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz, Alessandro Santana, afirmou que “aquela terra que produzia apenas cacau, agora produz conhecimento. Podemos afirmar com orgulho que o filho de um trabalhador rural pode se tornar doutor”. Para a professora Maria Renilda Daltro Moura, da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Profissional “o governo assumiu um compromisso com a educação profissional, num processo de inserção da juventude. Por isso, este é um momento especial. Os estudantes estão sendo formados para uma inserção cidadã no mundo do trabalho, tendo a chance de permanecer nos seus locais de origem”.

O coordenador do Assentamento Terravista, Joelson Ferreira, ressaltou que “esta é a primeira de muitas conquistas e o próximo passo é o ensino superior”. O Ceep Milton Santos já oferece cursos de ensino superior em áreas de agronomia, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). “Estamos lutando para oferecer cursos de mestrado e doutorado, porque tão importante como produzir alimentos é produzir conhecimento”, disse Joelson, que foi homenageado pelos novos técnicos.

Fonte: Portal da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário