segunda-feira, 1 de junho de 2015

Estudantes são selecionados para apresentar projeto em evento internacional

Mais um projeto sobre comunidades tradicionais desenvolvido por estudantes da rede estadual ganha projeção
internacional. Desta vez, o projeto  Caravana Calon: a inserção da cultura cigana nos espaços escolares de Jacobina e região, será apresentado, em agosto, na Feira de Ciencias y Tecnología 2015 (Fecitec Girasoles), em Encarnación, no Paraguai.
O estudo de iniciação científica foi desenvolvido por estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios do Centro Bahiano Professora Felicidade Jesus Magalhães, em Jacobina. Os estudantes tiveram o projeto selecionado durante a III Expo MILSET Brasil (Exponamilb), realizada de 26 a 30 de maio, em Fortaleza.  Também em maio, as estudantes Thayná Almeida e Beatriz Pereira, representaram o Brasil nos Estados Unidos pelo projeto de fortalecimento da identidade negra e quilombola no município Antônio Cardoso.

Veja também: Projetos baianos são premiados na Expo Milset Brasil 2015

"Começamos com um projeto que tinha o objetivo de desmitificar a imagem do povo cigano em nossa região e, agora, já podemos levar esse conhecimento para outra nacionalidade”, estudante Raiane Barbosa da Silva

A estudante Rayanne Barbosa da Silva, do curso técnico em Administração, uma das envolvidas no projeto Caravana Calon, está entusiasmada com a repercussão da pesquisa.  “Estamos com muita expectativa para apresentarmos este projeto fora do País. Começamos com um projeto que tinha o objetivo de desmitificar a imagem do povo cigano em nossa região e, agora, já podemos levar esse conhecimento para outra nacionalidade”, destaca. “Esse reconhecimento demonstra a importância de estarmos desenvolvendo projetos que tenham um impacto em nossa sociedade,” relata.

Já o estudante Urias Costa, do curso técnico em Comércio, outro envolvido no projeto, destaca que a participação em mostras e exposições contribui para o amadurecimento profissional. “O contato com pessoas que desenvolvem projetos nos dá a condição de entender o que está sendo realizado no meio da ciência e tecnologia, abrindo novas perspectivas sobre o mercado de trabalho”, esclarece. Ele ainda ressalta a importância do incentivo recebido. “Desde o primeiro ano, estamos passando por ótimas experiências. É muito satisfatório ver um projeto nosso dando resultados”, diz.

Evento

Criada em 2008, a Feira de Ciencias y Tecnología (Fecitec), é realizada pela escola Girasoles, localizada na cidade de Encarnación, no Paraguai. A exposição apresenta projetos de estudantes nas áreas de Ciências Sociais e do Comportamento, Ciências Básicas, Ciências Ambientais, Tecnologia, Ciências Biológicas, Ciências Exatas, da Medicina da Saúde e Segurança no Trabalho.  Em 2014, foram apresentados um total de 50 projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário