sexta-feira, 24 de julho de 2015

Estudantes prestam atendimento à saúde de policiais militares em Ipiaú

Foto: arquivo pessoal
Cerca de 120 policiais, da 55ª Companhia Independente da Polícia Militar, do município de Ipiaú, tiveram um dia incomum nesta sexta-feira (24). Eles foram atendidos por estudantes dos dos Cursos Técnicos de Nutrição e Dietética, Saúde Bucal, Enfermagem e Análises Clínicas, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Médio Rio das Contas, durante a feira de saúde realizada na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB).

Os policiais receberam orientação nutricional e bucal, puderam verificar a pressão arterial, fazer testes como os de Glicemia, Hepatite B e Sífilis. Também participaram de palestras sobre saúde da mulher e do homem. As atividades fazem parte da matriz curricular de cursos da Educação Profissional, permitindo que os estudantes coloquem em prática o que aprendem nas salas de aula.

    "Estamos realizando atividades que previnem e promovem a saúde de pessoas que trabalham para nos proteger", estudante Vagner Rodrigues

Foto: arquivo pessoal
O estudante do 4º ano do Curso Técnico em Enfermagem, Vagner Rodrigues, falou da satisfação de poder realizar o trabalho voltado para os profissionais da segurança pública. “Estamos realizando atividades que previnem e promovem a saúde de pessoas que trabalham para nos proteger e isso nos dá uma motivação a mais”, relata. E continua: “Essa ação nos dá a oportunidade de colocar na prática o que aprendemos na teoria. Até porque, são pessoas de outras vivências e ter contato com elas, nos traz mais experiência profissional”, conta.


O diretor Eritan Oliveira, do CETEP Médio Rio das Contas, fala que a iniciativa envolveu 60 estudantes. “Além dos alunos, participaram professores enfermeiros, dentistas, biomédicos e nutricionistas que prestam orientação pedagógica aos estudantes durante as intervenções sociais”, destaca.

Os policiais militares ficaram satisfeitos com a prestação de serviços feita pelos estudantes. A soldada Sueli Reis ressaltou a importância desta parceria entre escola-comunidade, estimulada pelo programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação que visa à melhoria da educação pública na Bahia. “Nós temos um trabalho bastante estressante e em que vivemos com muita pressão. Então, esta ideia de receber essas orientações e esclarecimentos sobre saúde é bastante válida para nos cuidarmos”. Ela conta, ainda, sobre a interação com os estudantes. “Esse contato entre os dois grupos cria uma aproximação maior, é um momento para estarmos conversando com os alunos”.

Fonte: Portal da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário