quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Estudantes da Educação Profissional prestam serviços gratuitos à comunidade de Irecê

Foto: Arquivo Pessoal
Os es­tu­dantes do Centro Ter­ri­to­rial de Edu­cação Pro­fis­si­onal de Irecê (CETEP) re­a­lizam até esta quinta-feira (20/08), a se­gunda edição da Se­mana de Saúde. Os fu­turos téc­nicos em En­fer­magem e Aná­lises Clí­nicas estão pres­tando ser­viços gra­tuitos à co­mu­ni­dade como afe­rição de pressão, teste de gli­cemia, ín­dice de massa cor­pórea, ti­pagem san­guínea, além de prestar ori­en­ta­ções sobre há­bitos de ali­men­tação sau­dável. A ação per­mite que os es­tu­dantes aliem te­oria e prá­tica e aprendam o valor so­cial das fu­turas pro­fis­sões.

 
Gostei muito do aten­di­mento. Eles estão pre­pa­rados para o mer­cado de tra­balho”, pro­fes­sora So­lange Ma­ciel

Foto: Arquivo Pessoal
A ação tem como base o pro­grama Educar para Trans­formar – um Pacto pela Edu­cação, que visa a in­te­gração fa­mília es­cola e tem a Edu­cação Pro­fis­si­onal como uma das po­lí­ticas pú­blicas pri­o­ri­tá­rias. Po­pu­lação, es­tu­dantes e pro­fes­sores de ou­tras ins­ti­tui­ções estão sendo con­tem­plados com ati­vi­dades como pa­les­tras, mesa-re­donda, ações prá­ticas, ex­po­si­ções, dentre ou­tras. As ações acon­tecem nos três turnos, si­mul­ta­ne­a­mente, no CETEP Irecê e, também, na Fa­cul­dade de Irecê e no Co­légio Es­ta­dual Luiz Viana Filho.



O es­tu­dante do curso de En­fer­magem, Zan­do­naide Gama, 32 anos, afirma que o con­tato com a co­mu­ni­dade é ne­ces­sário para co­locar em prá­tica o apren­di­zado ad­qui­rido no CETEP. “Com esta ação de­sen­vol­vemos me­lhor o nosso tra­balho e con­se­guimos fazer um aten­di­mento di­re­ci­o­nado ao pú­blico”, des­taca.

A pro­fes­sora So­lange Ma­ciel, do Co­légio Es­ta­dual Luiz Viana Filho apro­veitou a vi­sita dos alunos do CETEP para aferir
Foto: Arquivo Pessoal
a sua pressão ar­te­rial.  “Gostei muito do aten­di­mento. Eles estão pre­pa­rados para o mer­cado de tra­balho”. Já a aluna do co­légio, Fá­tima Luisa Car­neiro, 17 anos, também não ficou de fora. “Os es­tu­dantes do CETEP cal­cu­laram o meu ín­dice de massa cor­pórea e também ve­ri­fi­caram qual é o meu tipo san­guíneo. Agora vou poder doar sangue porque está tudo certo com a minha saúde”, afirma.

De acordo com Ney de Oli­veira, vice-di­retor do mundo do tra­balho do CETEP Irecê, a ini­ci­a­tiva é im­por­tante para que os es­tu­dantes possam co­locar em prá­tica o co­nhe­ci­mento ob­tido em sala de aula. “As ati­vi­dades visam sen­si­bi­lizar o edu­cando para o de­sen­vol­vi­mento de tra­ba­lhos de ini­ci­ação ci­en­tí­fica e tec­no­ló­gica, e de in­ter­venção so­cial re­la­ci­o­nados às ati­vi­dades de en­sino e pes­quisa, além de pro­mover a in­te­gração entre a co­mu­ni­dade es­colar e a po­pu­lação”, acres­centa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário